Você tem sono excessivo? Entenda o que pode ser

Você tem sono excessivo? Entenda o que pode ser

Acontece com frequência: não importa a hora que você vá dormir, sempre acorda cansado e indisposto. Leite com canela e outras receitas caseiras também não parecem funcionar, e a falta de repouso adequado acaba comprometendo o seu dia a dia. Mas afinal, o que pode ser esse sono excessivo? Na verdade, a sonolência diurna pode ser provocada por uma série de fatores, que você vai entender melhor no post de hoje. No entanto, se o problema é recorrente, é essencial buscar um médico de sua confiança para investigar as causas mais a fundo. Boa leitura!

4 motivos pelos quais você pode ter sono excessivo

1. Apneia do Sono

síndrome da apneia obstrutiva do sono é um distúrbio cuja principal característica são interrupções repetidas na respiração durante o sono provocadas por dificuldades na passagem do ar para os pulmões.    

O problema afeta a qualidade do descanso e provoca sono excessivo durante o dia, fazendo com que muitas pessoas sintam-se cansadas mesmo quando deitam-se cedo no dia anterior. Além de fragmentar o descanso e comprometer a qualidade de vida, a apneia do sono também pode trazer outras complicações de saúde. Por isso, é essencial buscar o médico para que ele possa recomendar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve eliminar o excesso de peso e, em alguns casos, utilizar aparelhos bucais ou dispositivos de assistência respiratória.  

2. Fibromialgia

A doença provoca um aumento da sensibilidade à dor e cansaço frequente, e pode ser a causa do seu sono excessivo. Como as dores dificultam a concentração e também interferem no seu descanso, é comum que as pessoas portadoras da doença já acordem cansadas, como se simplesmente não houvessem dormido.

Embora a fibromialgia não tenha cura, é importante buscar a ajuda de um reumatologista para que ele possa prescrever um tratamento que auxilie na melhora da qualidade do sono e torne o paciente mais resistente à dor.  

3. Narcolepsia

Condição neurológica caracterizada por ataques de sono excessivo, a narcolepsia pode ser um dos motivos pelos quais você sente uma vontade irresistível de cochilar ainda que tenha dormido bem durante à noite.      

O quadro, que pode vir acompanhado ou não de cataplexia – um episódio repentino de fraqueza muscular – está ligado à alterações na fase REM do sono, e costuma aparecer entre a infância e adolescência. A narcolepsia não tem cura, mas o sono excessivo pode ser controlado com uma combinação de antidepressivos e estimulantes prescritos pelo médico. Medidas como um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também são altamente recomendadas.  

4. Colchão

Sim! O motivo do seu sono excessivo pode ser o colchão. Se o modelo que você usa já tem mais de 5 anos, está na hora de trocá-lo por um novo e garantir noites de descanso tranquilas.      

Na hora de fazer a compra, é importante estar atento a alguns detalhes:

  • Escolha um modelo que não seja firme ou macio demais, já que o colchão ideal precisa permitir o repouso dos músculos sem comprometer a sua postura;
  • Considere diferentes tipos e modelos para ter certeza de que está escolhendo um que atenda plenamente às suas necessidades;
  • Compre em uma loja como a Maxflex, que é altamente comprometida com a qualidade dos seus produtos e fabrica colchões perfeitos para quem quer dormir bem e acordar totalmente descansado no dia seguinte.

— 

Gostou de saber um pouco mais sobre quais podem ser as causas do seu sono excessivo? Então que tal descobrir o seu nível de sonolência durante o dia e de quantas horas de descanso você precisa? Faça nossos testes agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.