Você conhece os efeitos de dormir menos que seu corpo necessita?

Você conhece os efeitos de dormir menos que seu corpo necessita?

Ficar sem dormir pode causar mais problemas além de um maior cansaço no dia a dia. Descubra os efeitos em nosso blog post!

A rotina corrida das cidades é um desafio que muita gente enfrenta. E, infelizmente, as 8 horas, em média,  recomendadas de sono por dia são uma das primeiras coisas que as pessoas abrem mão para equilibrar todos os afazeres e deveres.

É normal ouvirmos pessoas que contam com orgulho que dormem apenas 4 ou 5 horas por noite, ou ainda que costumam virar a noite de maneira recorrente. Mas, na verdade, isso não é motivo de orgulho, mas de preocupação.

A privação do sono tem diversos efeitos negativos em nossa mente e corpo. Alguns, você já deve adivinhar, certo? Basta uma noite mal dormida para se sentir cansado no dia seguinte. Mas os prejuízos são maiores. Confira em nosso blog post!

Quais são os efeitos de ficar sem dormir ou dormir menos do que seu corpo precisa?

Problemas de memória

Você sabia que a privação de sono pode ser o motivo de você andar esquecido? É durante o sono que o nosso cérebro forma as conexões que nos ajudam a processar e lembrar novas informações. Ficar sem dormir ou dormir pouco, pode prejudicar sua memória tanto de curto quanto de longo prazo.

Dificuldade em se concentrar

Também, é nas horas que dormimos que o nosso corpo trabalha para melhorar e renovar o nosso desempenho cognitivo. Por isso, assim como os problemas de memórias, a falta de sono causa dificuldade de concentração nos deixando inseguros para  tomar decisões.

Você pode perceber isso em Isso em algo simples do dia a dia, como dificuldade para executar uma tarefa no trabalho ou escola, até algo mais sério, tornando perigoso dirigir ou operar uma máquina quando se está privado de sono.

Oscilações do humor

Não é impressão sua. Quando você fica sem dormir, você acaba ficando mais triste e mais facilmente irritado. E isso só piora conforme você vai ficando mais e mais dias sem dormir.

De acordo com os especialistas, problemas crônicos de sono podem deixar o usuário mais predisposto a desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Imunidade baixa

Dormir mal também afeta o corpo fisicamente. Noites mal dormidas podem enfraquecer o seu sistema imunológico, te deixando mais suscetível a doenças. É bem interessante, porque nosso sistema imunológico “pensa” que estamos feridos quando estamos com falta de sono e aí ele se dedica a nos defender desta suposta doença, deixando as “portas abertas” para vírus e bactérias.

Suscetibilidade a doenças cardiovasculares

Nosso corpo funciona tão bem justamente porque consegue se manter regulado por conta das nossas noites de sono. Enquanto dormimos, nosso corpo tem um período em que o nosso sistema cardiovascular descansa e se recupera para o próximo dia.

Sem dormir, nosso corpo não consegue se recuperar, e já foi comprovada a ligação entre dormir menos de 6 horas por dia e o aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo de infarto.

Maior probabilidade em engordar

Sim, até nisso o sono pode influenciar! É o nosso cérebro que nos avisa quando estamos saciados após uma refeição. Com a privação do sono,esse processo fica desequilibrado, ou seja: acabamos comendo mais do que realmente precisamos se estivéssemos bem descansados. Além do volume a mais de alimento, pois precisamos repor a energia que não foi alcançada com o sono, nossas escolhas são por alimentos doces, gordurosos e mais calóricos.

Os estudiosos do sono são unânimes em declarar que não existe um órgão ou sistema do corpo humano que não seja afetado pelo  sono. Daí a qualidade de sono ser um indicador global de qualidade de vida! Para dormir bem, é importante ter o colchão certo e , ter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e prática de exercícios. 

Se você tem dificuldade para dormir, pode contar com a gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.