Tirar um cochilo influencia seu sono?

Tirar um cochilo influencia seu sono?

A resposta para esta pergunta é: depende! E ao longo deste texto você saberá o porquê. Mas de antemão, podemos dizer que dormir um pouquinho à tarde, o que chamamos de “tirar um cochilo”, pode ser fundamental para a melhoria de algumas de nossas capacidades, tão necessárias para nossas atividades diárias.

Muitos estudos comprovaram que uma boa soneca, assim como o sono restaurador, nos traz alguns benefícios, como: 

  1. Aumenta nossos reflexos e capacidade motora; 
  2. Deixa-nos mais atentos e alertas; 
  3. Auxilia na memória
  4. Dá ânimo e melhora o humor; 
  5. Alivia o estresse; 
  6. Reduz as chances de doenças cardiovasculares. 

Inclusive a NASA, na década de 1990, comprovou, por meio de um estudo com pilotos de avião, que aqueles que alternavam com outro piloto e cochilavam durante o voo, possuíam reações rápidas e cometiam poucos erros. Mas o segredo para que o cochilo não atrapalhe nosso dia nem nossa noite de sono é respeitarmos a hora e o tempo que levamos na soneca.  Se deixamos o cochilo para o final da tarde, por exemplo, pode ser possível que nosso organismo entenda que está na hora de dormir e isso pode atrapalhar o ciclo natural do sono. 

Quanto tempo deve levar a soneca? 

O período ideal para um cochilo, segundo estudos, é de 20 a 30 minutos, entre o período das 14 às 16h. 

No entanto, há quem tire uma soneca de 10 minutos e já se sinta renovado e aqueles que dormem por um período maior – mais de uma hora. Porém, dormir por muito tempo só é recomendado para quem necessita recuperar a falta de horas de sono de uma noite maldormida; quem precisa descansar antes de dirigir por um longo trajeto; quem troca os turnos por conta do trabalho; ou para quem viaja muito e precisa recuperar-se os efeitos de jet lag

Quem dorme de 20 a 30 minutos durante o dia, acorda mais disposto e alerta do que quem ultrapassa esse período de tempo, pois, assim como o sono noturno, a pessoa passa por alguns estágios de sono que ocorrem à noite, fazendo com que o despertar seja diferente para cada estágio e o efeito seja completamente diferente. 

Dormir mais de uma hora à tarde vai fazer você acordar mais atordoado e sonolento, além de fazer com que seu sono noturno seja comprometido. Por isso, se você gosta de “tirar um cochilo”, lembre-se de que ele deve ser suficiente e reparador, para não influenciar sua noite de sono. Tirar uma soneca é bom, mas dormir uma boa noite de sono e recuperar as energias é ainda melhor! 

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