Tempo Ideal de Sono: Como Atingir a Fase do Sono REM

Tempo Ideal de Sono: Como Atingir a Fase do Sono REM

O tempo ideal de sono é uma dúvida de atinge muitas pessoas, principalmente porque nem sempre as famigeradas “08h de sono” são as necessárias para uma noite bem dormida.

Neste artigo você irá descobrir qual o tempo ideal de sono e como atingir a fase do sono REM, ou seja, o estágio mais profundo de sono e quando o seu corpo realmente descansa para repor as energias gastas durante o dia.

Tempo ideal de sono

Ao contrário do que muitas pessoas pensam – e falam por aí – o tempo ideal de sono não é, exatamente, de oito horas.

Na verdade, sequer existem um tempo ideal que se encaixa em todos os seres humanos…

O que existe, cientificamente comprovado, é que há sim uma média de tempo de sono que as pessoas devem dormir todos os dias.

E essa média vária muito de acordo com a idade de cada um, por isso, mais do que tentar buscar as “08 horas sagradas”, você precisa tentar dormir dentro da média aceitável para a sua idade.

Abaixo você confere uma relação de idade e tempo ideal de sono (médio) para cada faixa etária, acompanhe:

  • Bebê (04 a 11 meses): entre 12 e 15 horas por dia;
  • Primeira infância (01 a 02 anos): entre 11 e 14 horas por dia;
  • Idade pré-escolar (03 a 05 anos): entre 10 e 13 horas por dia;
  • Idade escolar (06 a 13 anos): entre 09 e 11 horas por dia;
  • Adolescentes (14 a 17 anos): entre 08 e 10 horas por dia;
  • Jovem adulto (18 a 25 anos): entre 07 e 09 horas por dia;
  • Adulto (26 a 64 anos): entre 07 e 09 horas por dia;
  • Idoso (a partir de 65 anos): entre 07 e 08 horas por dia.

Como vimos, é completamente normal uma criança de 06 a 13 anos ou um adolescente de 14 a 17 dormir mais de 10 horas por dia.

Da mesma maneira, é normal também um adulto ou idoso dormir menos de 08h diariamente. Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca.

Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).

E é justamente sobre isso que iremos falar a seguir…

Leia também: Sono de Qualidade: Como saber se estou dormindo bem

Como atingir o sono REM

O sono REM (que significa Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos) é a fase mais profunda do sono e para que você tenha uma noite de qualidade é preciso que você chegue nela.

Esta fase, como o nome sugere, é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, bem como por ser o momento em que ocorrem os sonhos mais vívidos.

E isso, apesar de muita gente achar que é um problema, na verdade é o que lhe permite repor as energias, além de melhorar a sua memória, bem como as habilidade mentais como um todo.

Pensando nisso nós criamos uma lista com 03 dicas incríveis que vão lhe ajudar a alcançar o sono REM e dormir melhor a noite, confira nas linhas abaixo.

01 – Cronograma do Sono

Ao contrário do que muita gente pensa, o nosso corpo não se acostuma com mudanças repentinas na nossa rotina.

Da mesma forma que, se você está acostumado a comer dois pães e acaba comendo só um fica com fome…

Se você está acostumado a dormir 08 horas e dorme somente 07h, isso irá prejudicar o seu descanso.

Por isso, a dica é criar um cronograma de sono e segui-lo à risca. Se você dorme 08 horas todas as noite, faça isso sempre.

Dormir mais um dia e menos no outro quebra completamente o seu ciclo de descanso e impede que a mente atinja a fase do sono REM.

02 – Livre-se da Luz Azul

A luz azul é a luz emitida pelos eletrônicos que nós possuímos, como computadores, laptops, tabletes e celulares.

Todos estes aparelhos emitem esse tipo de luz que é extremamente nociva para o seu sono.

Isso acontece porque ela inibe a produção de melatonina, um elemento importante para que seu corpo possa entrar em sono profundo e, com isso, atingir a fase do sono REM.

Claro que você não precisa banir estes aparelhos da sua vida, na verdade, existem duas maneiras de barrar os efeitos da luz azul.

A primeira delas é evitando o uso destes aparelhos nas duas horas que antecedem o seu sono, ou seja, desligue o celular horas antes de ir dormir.

Porém, como vivemos em um mundo 100% conectado, isso pode ser muito difícil para a maioria das pessoas…

E foi pensando neste problema que diversas empresas desenvolvem uma espécie de “filtro” que você pode baixar e instalar no seu celular, computador ou laptop para bloquear a luz azul.

Para smartphones e tablets Android, existe o aplicativo Twilight que ativa o filtro assim que o sol se põe, garantindo que você não ficará exposto aos danos da luz azul – clique aqui para baixar.

Já para os computadores, o sistema operacional Windows 10 possui essa função nativamente, basta clicar no botão de notificações e em seguida selecionar a opção “Luz Noturna”.

Aparelhos mais modernos, geralmente, contam com essa função de fábrica e costumam chamar de “filtro de luz azul” ou “filtro vermelho”.

Procure por ela no seu celular e note, imediatamente, como além de melhorar suas noites de sono essa função também irá reduzir drasticamente a frequência com que você sofre com dores de cabeça.

03 – Ambiente Propício

E por último, mas não menos importante, nós temos a questão do ambiente no qual você dorme, ou seja, o seu quarto.

Criar um “cenário” perfeito para uma boa noite de sono é imprescindível se você deseja atingir o sono REM.

Para isso, procure deixar o seu quarto fresco, bem ventilado, completamente escuro e sem barulhos…

Se for preciso, utilize protetores auriculares e máscara de dormir a fim de garantir que nada disso lhe impeça de ter uma boa noite de sono.

Todos estes detalhes causam distração no nosso cérebro que – por isso – não consegue relaxar o suficiente para alcançar o sono REM.

Conclusão

Como vimos, não existe um tempo ideal de sono. O que existe, sim, é a média de horas que você deve dormir todas as noites e, claro, é importante que seja um sono de qualidade.

Para isso, seguir as dicas acima e alcançar o sono REM é fundamental. Então, comece hoje mesmo a cuidar mais da qualidade das suas noites!

Gostou do artigo?

Visitando nosso blog, você encontra várias dicas valiosas para alcançar aquele sono de qualidade.

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.