Sono x viagem – 5 dicas para minimizar os efeitos do jet lag?

Sono x viagem – 5 dicas para minimizar os efeitos do jet lag?

Quem nunca sofreu algum tipo de desconforto por conta da mudança de fuso horário ao fazer aquela tão sonhada e longa viagem? 

O conhecido jet lag traz com ele alguns sintomas bem conhecidos dos viajantes como: insônia ou sono em excesso; fome fora de hora ou falta de apetite; cansaço demasiado; náuseas e dor de cabeça; problemas intestinais; irritabilidade. Nosso organismo é programado naturalmente a utilizar as 24 horas do dia para uma série de atividades, como comer e dormir. 

Estamos falando do ritmo circadiano que, quando sente a diferença de fuso horário, faz com que nosso corpo sofra uma espécie de pane, pois saímos do ritmo diário a que estamos acostumados. Muito parecido com os sintomas causados pelos problemas de sono, não? Mas existem algumas dicas preciosas que podem ajudar a evitar o desconforto causado pelo jet lag e fazer de sua viagem a mais inesquecível possível e o retorno melhor ainda. 

Siga-as e tenha uma ótima viagem! 

1. Acostume seu corpo a uma nova rotina: alguns dias antes de viajar vá alterando gradativamente seus horários de dormir e comer, de forma que coincidam com aqueles de seu destino. 

2. Descanse antes de viajar: uma boa noite de sono restaurador, antes do dia de embarque, vai deixar seu organismo preparado para ajustar-se à nova rotina. É comum antes da viagem estarmos eufóricos para chegarmos logo ao destino ou deixarmos alguns detalhes de última hora, assim, acabamos esquecendo de descansar e de nos prepararmos para o tão esperado dia. O que é errado! Guarde a ansiedade, deixe tudo preparado com antecedência e use as horas que antecedem a partida para relaxar e dormir bem.

3. Alimente-se bem e hidrate-se: a ansiedade antes de uma viagem pode nos fazer esquecer de executar coisas simples como comer ou dormir bem. Seu organismo deve estar fortalecido para aproveitar as novidades e sensações de um novo lugar. Por isso, comer corretamente ­– três refeições ao dia ­­– e alimentos nutritivos vai deixá-lo fortalecido para as andanças por novos horizontes. Muita água durante o voo também é imprescindível para essa empreitada. Chegando a seu destino, faça refeições leves, tentando comer nos horários que come aqui, assim você acostuma seu relógio biológico mais depressa. 

4. Nada de café ou álcool: evite a cafeína, não beba café, chá ou bebidas energéticas, pois são estimulantes e vão afetar sua capacidade de dormir e relaxar, aumentando os efeitos causados pelo jet lag. Outra coisa que você deve evitar é o álcool. Passe reto pelo bar do aeroporto, deixe para comemorar quando chegar. Tente recusar também aquele drink que a aeromoça costuma oferecer durante a viagem. O álcool, mais a altitude, aumenta o cansaço e causa desidratação. Por isso, prefira a boa e velha água. Hidrate-se e aproveite mais sua chegada. 

5. Escolha voos noturnos e prepare-se para dormir no avião: voando à noite, você jantará no horário normal e suas chances de dormir durante a viagem é maior. Assim, seu relógio biológico não vai estranhar tanto a mudança de fuso. Mas não use medicamentos para dormir no avião, esta é uma má ideia, pois eles não vão ajudar em nada na sua adaptação. Antes prepare-se para dormir no avião escolhendo roupas confortáveis para viajar e não se esqueça de levar seu kit sono: -meias confortáveis e quentinhas; -travesseiro confortável para o pescoço; -máscara para dormir; -tampões de ouvidos; -manta leve e confortável. Além disso, mantenha o cinto afivelado de forma visível para não ser interrompido durante a noite por um comissário que precisa certificar-se do uso do mesmo. 

Maxflex está sempre preocupada com o bem-estar de seus clientes e no que diz respeito a sono quer sempre auxiliá-los na busca por qualidade e conforto. Por isso, antes de viajar e quando retornar aproveite seu Maxflex, pois viajar é bom, mas estar em casa é melhor ainda!  Visite uma de nossas lojas e conheça nossas linhas de colchões e sistemas de dormir.

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