Como ter um sono perfeito em 5 dicas

Como ter um sono perfeito em 5 dicas

O que seria o sono perfeito para você?

Dormir bem a noite toda é uma boa definição, certamente.

O problema é que essa realidade anda um tanto distante para a maioria dos brasileiros: mais precisamente, 65% alegam ter um sono de baixa qualidade.

Esse dado consta em levantamento realizado para o Summit Saúde 2021, promovido pelo Estadão.

Embora a dificuldade para dormir possa ser um problema médico, em muitos casos, pode ser contornada com medidas relativamente simples. 

Quer ver como o sono perfeito está ao seu alcance? Acompanhe este texto até o final!

Como ter um sono perfeito todas as noites

Se você não vem dormindo bem, a boa notícia é que tem solução.

E não estamos falando sobre o tratamento de insônia com medicamentos, já que eles podem causar dependência e, por isso, devem ser evitados.

Com medidas simples, dá para melhorar a qualidade do sono e ter noites para relaxar de verdade

Veja quais são as cinco principais:

1. Tenha uma rotina para dormir e acordar

Em boa parte dos casos, a baixa qualidade do sono está ligada à falta de disciplina com horários, tanto para acordar quanto para dormir.

A verdade é que seu corpo precisa de uma rotina.

Quando isso acontece, seu relógio biológico começa a se programar e, todos os dias, o organismo entende quando é chegado o momento de despertar ou desligar.

2. Cuide da alimentação 

Não é novidade que a alimentação desempenha papel importante em relação ao sono. 

Alimentos pesados aceleram o metabolismo, impedindo o corpo de relaxar e de produzir melatonina, o hormônio que induz ao sono.

Por isso, o ideal é evitar a ingestão de frituras, salgadinhos e todo tipo de alimento gorduroso, pelo menos, duas horas antes de ir para a cama.

3. Evite bebidas estimulantes 

É difícil encontrar um alimento tão prejudicial para quem quer ter um sono perfeito quanto o café.

Afinal, a cafeína é um dos mais poderosos estimulantes, tanto é que existe um consenso de evitar sua ingestão, no mínimo, 6 horas antes de dormir.

O mesmo se aplica a bebidas estimulantes, como energéticos, chá mate e refrigerantes à base de cola. 

4. Pegue leve com o álcool

É verdade que o consumo de álcool induz a um estado de relaxamento, se consumido em uma certa quantidade.

O que nem todos sabem é que, na verdade, o sono induzido pelo álcool não é de qualidade, já que ele impede que todos os ciclos se cumpram.

Então, se a sua intenção é dormir bem, o melhor a fazer é evitar bebidas alcoólicas.

5. Pratique esportes

Outro consenso aponta que a prática de esportes favorece o sono de qualidade por estimular a produção do hormônio endorfina e de dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer e bem-estar. 

Além disso, o sedentarismo é um perigo para a saúde, o que reforça ainda mais a necessidade de se manter ativo.

Ou seja, depois de se exercitar, você estará pronto para relaxar – e fazer isso a noite toda, no conforto da sua cama.

Você merece uma noite de sono perfeita

O sono perfeito está ao seu alcance. 

Como vimos neste texto, se você estabelecer uma rotina, fazer exercícios e cuidar o que come e o que bebe, estará muito mais perto de dormir melhor.

Esta é mais uma dica da Maxflex, uma parceira do sono perfeito com seus colchões e travesseiros fabricados com a mais alta qualidade.

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