Sono na gravidez: como dormir melhor durante a gestação

Sono na gravidez: como dormir melhor durante a gestação

O sono na gravidez é um dos primeiros sintomas que tem resultado do aumento do hormônio progesterona, que causa um efeito relaxante no corpo e à medida que a gravidez progride, a insônia pode aparecer. 

Isso pode atrapalhar muitas mães a descansarem e manterem uma rotina saudável, por isso é importante encontrar formas de dormir melhor durante a gestação. 

Além disso, quando a barriga com o bebê começa a ganhar volume, é muito complicado para a mulher conseguir encontrar uma posição confortável para ter uma boa noite de sono. 

Com isso, a mulher também pode ficar cada vez mais ansiosa com as mudanças que estão acontecendo. Portanto, siga as dicas abaixo para dormir melhor durante a gravidez!

Dicas ter um melhor sono na gravidez

O mais aconselhável para a mulher que está grávida é seguir uma rotina planejada e dormir sempre na hora certa. Então, tente o seguinte: 

  • Faça uma caminhada no meio da tarde para ajudar o organismo a oxigenar o corpo e aliviar as tensões acumuladas durante o dia.
  • Faça sempre um jantar leve: refeições pesadas antes de dormir reduzem a digestão e dificultam o sono. Além disso, é melhor tentar comer alguns alimentos ricos em triptofano – uma substância que promove o sono.
  • Antes de dormir, é melhor ler um livro do que assistir TV ou usar seu celular e computador: a exposição à luz artificial emitida pelos dispositivos eletrônicos reduz a secreção de melatonina – um hormônio necessário para regular o sono.  
  • Tenha um momento relaxante antes de ir dormir: não é bom ir para a cama exausto, porque muitas vezes a própria exaustão torna ainda mais difícil iniciar o sonho. 

Assim, para relaxar o corpo, você pode praticar alguma técnica de relaxamento, como ioga ou alongamento dos músculos, ou ouvir música relaxante – que também pode ser usada para relaxar o bebê no nascimento.

Se você não consegue dormir, o ideal é tentar levantar-se, sair ou fazer uma atividade monótona, como ler, jogar um jogo, costurar e etc. 

A postura para dormir bem durante a gravidez

À medida que o abdomen começa a ganhar volume, é impossível dormir de bruços. 

Com isso, a partir do segundo trimestre da gravidez, não é aconselhável ficar deitada de costas, porque o peso da barriga pode comprimir as veias do sangue e retornar ao coração. 

Além disso, o feto pode receber menos oxigênio e a mulher grávida pode sofrer tonturas ou pressão arterial baixa.

Portanto, é aconselhável dormir de lado, de preferência do lado esquerdo e com um travesseiro entre as pernas – que ajudará a manter a coluna ereta. 

Colchão desconfortável?

Como a postura que a mulher dorme na cama é muito importante para determinar a qualidade do sono dela, o colchão também é outro ponto fundamental. 

As gestantes, geralmente, são aconselhadas a dormirem sempre em um colchão novo e resistente, para que a qualidade do sono melhore. 

Além disso, um colchão novo, mais confortável e durável irá tornar a vida do casal muito mais benéfica, já que os dois conseguirão dormir bem e manterem uma rotina. 

Também, colchões que estão velhos, pouco resistentes, que passaram da validade e sofreram com o acúmulo de ácaros pode prejudicar a saúde da mulher durante a gravidez, podendo ocorrer problemas com o feto. 

Por isso, é fundamental contar com um colchão de qualidade, como os colchões MaxFlex – acesse o site e encontre diversos modelos que vão mudar sua qualidade de vida e de sono!

Dessa forma, ao seguir as dicas acima seu sono na gravidez irá sofrer uma transformação para algo positivo e com certeza você sentirá diferença ao dormir com um novo colchão. Experimente! 

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