Sono e obesidade, uma relação silenciosa e perigosa!

Sono e obesidade, uma relação silenciosa e perigosa!

Já falamos em outra publicação que o sono é um forte aliado do emagrecimento. Hoje vamos abordar a relação entre sono e obesidade.  

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal no indivíduo e pode ser fator de risco para outras doenças como o diabetes e doenças cardiovasculares. Hoje é um mal alarmante que acomete não só adultos, mas também crianças.   

Não é só a má alimentação, a falta de atividades físicas e fatores genéticos que podem ser considerados como causas da obesidade. Dormir mal também leva ao ganho de peso e é um risco à saúde.   

Estudos revelaram que dormir menos leva à diminuição de um hormônio importante para a redução de apetite e o aumento do gasto energético – leptina – e ao aumento de outro hormônio que estimula a sensação de fome – grelina. Essa disfunção leva ao aumento da fome e maior consumo de alimentos ricos em gordura e em carboidratos.   

Além disso, a obesidade está ligada a alguns distúrbios do sono como ronco, apneia, insônia, agitação noturna. O que quer dizer que tanto dormir mal pode levar à obesidade como a obesidade pode levar o indivíduo a dormir mal.   

Dormir bem é essencial para a manutenção da saúde, tanto física quanto mental. Portanto, ter uma noite de sono reparadora pode prevenir uma série de doenças, dentre elas a obesidade. Estudos americanos revelaram que quanto menos se dorme, sobe em 20% as chances de se ter aumento de peso.   

A falta e a má qualidade do sono diminuem o nível de atividade física e aumentam o desejo por alimentos ricos em gorduras e açúcares que ao longo do tempo aumentam o peso corporal. Atenção, às vezes, a melhor maneira de tratar a obesidade pode ser tratar um problema de sono.   

Cuide de seu sono praticando pequenos hábitos diários e que podem ajudá-lo a ter uma vida mais saudável: 

  • durma de 7 a 9 horas por dia; 
  • evite comidas pesadas antes de deitar; 
  • pratique exercícios físicos, porém, não antes de dormir; 
  • evite cafeína, álcool e cigarro; 
  • deixe os problemas de lado e tente relaxar; 
  • desligue a TV, o celular e o computador; 
  • cuide do ambiente no qual dorme e escolha um sistema de dormir de qualidade.   

Com essas dicas simples você passará a ter noites de sono mais agradáveis e uma saúde nota 10!  Não se esqueça: dormir bem combate a obesidade e uma série de doenças. Cuide de seu sono e viva melhor!   

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