Sono da beleza: por que dormir faz bem para a pele?

Sono da beleza: por que dormir faz bem para a pele?

O sono da beleza é classificado por muitas pessoas como um sono rejuvenescedor e essencial para melhorar a pele e consequentemente, a qualidade de vida. 

Sabemos que dormir faz bem de diferentes maneiras para o organismo. Porém, nem todas as pessoas prezam pela qualidade do sono nos dias atuais. 

A maioria dessas pessoas, estão trabalhando durante horas do dia, acordando cedo, ingerindo bebidas estimulantes, se alimentando mal, dormindo pouco, passando estresse e ansiedade. 

Com isso, o sono é prejudicado, o que afeta drasticamente na aparência da pessoa. Por isso, o sono de beleza se torna uma necessidade. 

Portanto, quando se trata de beleza, o sono de qualidade é fundamental. Entenda como dormir pode fazer bem para a pele. 

Sono da beleza: Entenda os efeitos do hormônio cortisol

Diversos estudos comprovam que a privação do sono faz o corpo aumentar a produção do hormônio do estresse, conhecido pelo nome de cortisol. 

Com o aumento do estresse, o corpo aumenta o nível de inflamação que prejudica a qualidade de nossa pele. 

Além disso, o aumento do cortisol também leva a um aumento na deposição de gordura no abdômen, bem como a desejos intensos de carboidratos – que prejudicam ainda mais a saúde da pele, quebrando as reservas de colágeno.

Dormir bem atua no processo de envelhecimento mais lento

Durante o sono profundo (REM) – que ocorre apenas em certas partes do ciclo do sono – o aumento dos hormônios do crescimento ajuda a reparar as células danificadas do corpo. 

  • Se uma pessoa não dorme o suficiente esse processo não acontecerá. 

Assim, sem o corpo ajudando a reparar as células danificadas da pele, os resultados são em sinais mais visíveis do envelhecimento, incluindo a flacidez. 

Além disso, uma boa noite de sono pode diminuir as rugas – algo que faz parte do processo de reparo do organismo. 

  • Também, quando dormimos, nossa pele produz mais colágeno, o que impede a formação de linhas de expressão e rugas. 

Dormir bem ajuda na dieta alimentar

Embora entender como o sono interfere na saúde da pele seja o principal foco deste artigo, é importante pensar também que o benéfico da beleza e de uma pele saudável não está somente no sono e sim na alimentação. 

Quando você não dorme o suficiente, a leptina do seu organismo fica insuficiente e seu cérebro faz pensar que não há energia suficiente para você realizar suas atividades diárias, consequentemente, você sente mais fome. 

O outro hormônio relacionado ao sono e ao peso é a grelina. O objetivo da grelina é exatamente o oposto da leptina: 

  • Ela diz ao cérebro que você precisa comer; quando deve parar de queimar calorias; e quando deve armazenar energia como gordura. 

Assim, durante o sono, os níveis de grelina diminui, porque o sono requer muito menos energia do quando você está acordado.  

Com isso, as pessoas que não dormem o suficiente acabam com muita grelina no corpo, de modo que o organismo pensa que você está com fome e precisa de mais calorias. 

Isso nos mostra que se você está se esforçando para se alimentar bem, o sono curto pode prejudicar esse seu objetivo. Portanto, tente equilibrar os dois fatores!

Tenha um sono de beleza com qualidade!

Ao entender que o bom sono ajuda a melhorar sua beleza, é importante que você durma em um colchão confortável e resistente, já que um colchão velho e fora da validade pode interferir drasticamente em seu sono. 

Então, conte com os produtos da loja MaxFlex, uma loja totalmente especializada em colchões sofisticados e ótimos para proporcionar um bom sono. Portanto, experimente fazer esse investimento e melhore seu sono da beleza! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.