Sofre De Insônia? 5 Dicas Para Acabar Com Esse Mal

Sofre De Insônia? 5 Dicas Para Acabar Com Esse Mal

A insônia é um problema que pode atingir tanto os adultos, quanto as crianças. Ela faz com que essas pessoas tenham uma má noite de sono, prejudicando a saúde física e mental.

Geralmente, a insônia acontece quando uma pessoa acorda constantemente durante a noite ou quando ela não consegue dormir na hora que ela deita na cama.

Existem muitas razões que levam os seres humanos a sofrerem com a insônia, por isso é muito importante entender se você sofre com esse problema e buscar saber como solucioná-lo.

Além de tudo, é fundamental frequentar um médico caso esse problema persistir, porque ele pode analisar sua condição e dar as melhores recomendações.

Portanto, entenda sobre esse problema do sono e conheça algumas dicas que ajudam a acabar com esse mal!

O que é a insônia?

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns entre as pessoas e ela pode ser definida como a incapacidade de pegar no sono ou de permanecer dormindo.

Com isso, os problemas são grandes, como o sono interrompido e a falta de descanso – o que causa grandes consequências para o dia a dia de uma pessoa que tem uma rotina de trabalho ou de escola.

Existem diferentes tipos de insônia:

  • A insônia aguda ou de curto prazo: é um tipo bastante comum de insônia e suas causas são: estresse no trabalho, pressões familiares ou um evento traumático.
  • A insônia crônica ou de longa duração: é o sintoma ou efeito colateral de algum outro problema, como certos problemas médicos, medicamentos e outros distúrbios do sono.

Afinal, quais são as causas da insônia?

A origem desse problema do sono pode vir de diferentes fatores. Algumas das suas causas são:

  • Idade: a chance de sofrer com a insônia aumenta conforme a idade da pessoa;
  • Sexo: a insônia é mais comum entre as mulheres;
  • Baixo nível socioeconômico;
  • Presença de uma doença crônica;
  • Estresse frequente;
  • Uso exagerado de bebidas alcoólicas;
  • Tabaco;
  • Bebidas estimulantes.

Com isso, sabe-se que uma noite de sono mal dormida pode gerar muitas consequências prejudiciais para a saúde de uma pessoa. Dessa forma, descubra quais são essas consequências e saiba como tratar esse problema.

Consequências de noites mal dormidas

O descanso é essencial para o organismo de uma pessoa, tendo uma função restauradora no corpo que ajuda ela a ter mais atenção durante o dia.

Dessa forma, a falta desse descanso ou da má qualidade dele podem gerar consequências, como por exemplo:

  • Depressão;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sonolência diurna;
  • Cansaço constante;
  • Acidentes de trânsito e de trabalho;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldades de memorização;
  • Desorientação espacial.

Dicas para não sofrer mais com a insônia

Quando você estiver sofrendo com a insônia, tente colocar as seguintes dicas em prática:

1. Tente relaxar

Muitas vezes, as preocupações do dia a dia mantêm a mente ativa, aumentando o estresse.

É por isso que os especialistas no assunto recomendam a utilização de algumas técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação.

Portanto, o importante é relaxar o cérebro com algo que não exige muito esforço mental e que torne tudo mais tranquilo, proporcionando uma melhor noite de sono.

2. Bloqueie barulhos do ambiente

Muitas pessoas precisam de um ambiente totalmente silencioso para dormir. E quando o problema é a insônia, isso é essencial.

Quando não há ruídos no ambiente o corpo detecta e envia um sinal ao cérebro de que está seguro adormecer. Assim, procure evitar qualquer barulho no ambiente em que você irá dormir para que nada o acorde durante a noite.

Para isso, é possível também usar sons relaxantes que impulsionar o sono.

3. Mantenha uma rotina

Quando se sofre de insônia, a rotina se torna algo muito importante e recomendado pelos  médicos.

Quando se estabelece um horário para acordar e dormir o sono pode melhorar e o corpo se acostumar a dormir em determinado momento.

4. Durma em um ambiente totalmente escuro

A melatonina é um hormônio que é ativado quando começa a escurecer e isso permite que uma pessoa pegue no sono.

Assim, com o aumento da escuridão do ambiente de dormir o hormônio será ativado, proporcionando uma melhora no sono.

Por isso é recomendado evitar o uso de televisões e celulares antes de dormir, pois essas luzes podem causar insônia.

5. Troque seu colchão para dormir melhor!  

O colchão também pode ser uma das causas da insônia. Quando uma pessoa começa a dormir em um colchão ruim ou de má qualidade, ele pode causar muitos problemas.

Alguns desses problemas são dores nas costas, distúrbios do sono, ansiedade, estresse, cansaço, queda no sistema imunológico e outros.

Dessa forma, contar com um colchão de qualidade e resistente – como o colchão Maxflex One – é fundamental para manter o corpo saudável e evitar qualquer problema relacionado às noites mal dormidas, assim como a insônia.

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