Sinais que indicam quando trocar o colchão

Sinais que indicam quando trocar o colchão

É comum as pessoas se questionam quando trocar o colchão, já que este é um item que dura anos! Porém, esse período faz com que o colchão se desgaste muito.

Assim, quando um colchão fica mais velho, normalmente ele perde o conforto e a qualidade, prejudicando a eficiência do sono. 

Já o sono é essencial para manter um estilo de vida saudável e o bem-estar geral das pessoas. Portanto, o colchão é fundamental para dar suporte à uma boa noite de sono. 

Sabendo disso, conheça os sinais que indicam o momento exato para trocar seu colchão!

Descubra quando trocar o colchão

Chega um momento da vida que todas as pessoas enfrentam: a compra de um colchão novo como uma necessidade. O único problema é saber quando é que chegou essa hora.

Existem vários sinais que indicam quando um colchão está na hora de ser trocado. Conheça-os:

Dores nas costas

Uma pessoa que começa a acordar com dores nas costas e não consegue se levantar direito da cama deve pensar se o grande problema é o colchão.

Faz anos desde que comprou um colchão novo

À medida que uma pessoa envelhece, suas necessidades costumam mudar e o colchão que ela usava há anos pode não atender mais às necessidades do seu corpo.

Você dorme melhor quando está longe de casa?

Muitas vezes, as pessoas acham que dormir longe de casa é desconfortável e desagradável em comparação com o próprio quarto. Porém, quando uma pessoa começa a dormir bem fora de casa, o problema pode estar no seu próprio colchão.

Não se sente confortável

No momento em que as suas noites de sono começam a ser desconfortáveis, fazendo o corpo ficar inquieto durante a noite pode ser um problema. Portanto, isso pode ser revertido com a troca do colchão.

Crises alérgicas 

Quando seu colchão está muito usado e não foi trocado, é comum ele acumular ácaros, poeiras e mofo – que causam crises alérgicas.

Então, se já tentou trocar a roupa de cama, o travesseiro, limpou o quarto e a alergia ainda continua pode ser necessário investir em um novo colchão.

Colchão está sem firmeza 

Outro sinal que indica quando é necessário trocar o colchão é quando ele começa a perder sua firmeza – isso é comum acontecer em colchões de mola que quebram e de espuma que afundam.

Os colchões de látex são um modelo que possuem mais durabilidade que esses citados acima e podem oferecer mais qualidade e resistência. Portanto, analise bem o seu colchão para realizar a troca certa!

Gravidez 

Uma mulher que pretende ficar grávida deve colocar a troca do colchão como uma prioridade.  Assim, ela garante uma boa noite de sono e se sente mais confortável.

Isso é bastante importante nesse momento da vida, pois é preciso ter estabilidade na hora de deitar na cama com um colchão que não proporcionará dores ou tensões no corpo, o que pode prejudicar a saúde de uma mulher grávida.

Como é feita a higienização de colchões?

O colchão é um item que as pessoas passam mais de um terço do dia dormindo. Por isso, é extremamente necessário manter uma boa higienização desse item, principalmente em épocas de calor em que as pessoas suam bastante. Então:

Sempre deixe o quarto ventilar: garantir a ventilação do ambiente em que o colchão fica é fundamental – isso ajuda a eliminar odores e a umidade do produto que são causados pelo suor.

Além disso, a capa para o colchão evita a formação de ácaros, bactérias e fungos, já que ela ajuda a proteger contra pelos de animais, poeiras e afins.

Gire o colchão pelo menos uma vez por mês: uma dica muito útil para manter o colchão conservado é girar e virar ele mensalmente – isso ajuda a evitar que o colchão deforme e desgaste mais rapidamente conforme o seu uso.

Diante de todas essas dicas, algumas pessoas ainda insistem em colocar o colchão no sol. Isso é recomendado? Entenda.

Exposição ao sol: é o ideal para o mau cheiro do colchão?

Expor o colchão ao sol não é recomendado porque o sol pode ressecar as células de espuma ou do látex do produto, perdendo toda a sua propriedade de retornar a posição natural.

Por isso, para retirar o mau cheiro de um colchão é importante manter o ambiente ventilado, iluminado mesmo com luz artificial – que gera calor suficiente – e evitar dormir em um lugar onde possui paredes com infiltração.

 Sabendo disso, conserve seu colchão e principalmente, ao saber quando trocar o colchão escolha um modelo durável, resistente e de qualidade, como os colchões de látex 100% natural da Maxflex!

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.