Seu colchão está incomodando? Veja o porquê

Seu colchão está incomodando? Veja o porquê

Ter uma boa noite de sono é muito importante para conseguir realizar todas as outras atividades do dia a dia. E, quando o colchão está incomodando, dormir bem se torna um obstáculo.

Sabemos que todo colchão possui uma vida útil e alguns cuidados que devem ser tomados para que sua qualidade e conforto dure por muito mais tempo. Para isto, é preciso pesquisar qual o melhor modelo para você e como tomar todos estes cuidados.

Neste artigo vamos entender porque é muito importante reconhecer quando o colchão está incomodando e como isto acontece. Veja e entenda.

Entenda porque seu colchão está incomodando

Existem alguns sinais que mostram que está na hora de trocar seu colchão, como dores nas costas, cansaço ao acordar e ataques frequentes de rinite.

Mas, como identificamos quando o colchão está incomodando de fato e está na hora de procurar por um novo? Veja a seguir os principais fatores que mostram que seu colchão precisa ser trocado.

Observe se seu colchão está perdendo a firmeza

Um dos principais sinais que mostram que está na hora de trocar seu colchão, é quando sua firmeza já está se perdendo.

Isto pode acontecer devido ao desgaste de sua espuma ou danos a uma de suas molas.

Quando percebe pequenas marcas de desgaste, já comece a buscar outro colchão para substituir o antigo. Pois este desgaste mostra que seu colchão já não consegue suportar seu corpo.

 As marcas do seu corpo continuam em seu colchão

Existem alguns colchões que são projetados para que você consiga ver qual sua posição durante a noite e eles são chamados de viscoelásticos.

Mas, apesar desta tecnologia, o formato do seu corpo deve sumir instantes depois que você se levantar. 

Com o passar do tempo, é comum que sua estrutura de desgaste e o colchão comece a ficar mais mole, deixando de se recuperar após seu despertar. Quando isto começar a acontecer, é chegada a hora de trocar seu colchão.

 A espuma do seu colchão mudou de lugar 

Com o tempo, é comum que o preenchimento de seu colchão mude de lugar e não proporcione o conforto esperado. 

Isto porque algumas estruturas de seu colchão podem ficar mais elevadas, deixando sua postura incorreta e até dando dores nas costas de quem o utiliza.

 O colchão passou da validade

Cada marca possui uma validade, de acordo com suas especificações. Mas, de modo geral, é comum que os colchões devem ser trocados a cada 5 ou  7 anos, no máximo.

 Acordar com dores nas costas

Acordar com dores nas costas pode ser um grave sinal de que seu colchão já não pode mais ser utilizado.

Quando vamos dormir, nosso corpo passa por um relaxamento, ou seja, é a hora de nos recuperarmos dos desgastes do dia a dia. Por isso, é muito importante se atentar ao seu colchão, para que ele cumpra devidamente seu papel.

Um colchão desgastado pode contribuir para dores nas regiões do pescoço, lombar e até nos quadris. 

 Dificuldade para dormir

Um colchão danificado também pode resultar em dificuldades para dormir, por gerar um incômodo causado pela sua estrutura. 

Quando acordamos com cansaço e não dormimos direito, é a hora de avaliar se realmente o colchão está adequado para receber seu corpo durante a noite.

Quando percebemos que o colchão está incomodando, é preciso avaliar outros modelos e entender a importância da troca. Ter uma boa noite de sono é muito importante para nossa saúde e os afazeres do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.