Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Quem tem criança pequena em casa certamente já ouviu uma série de dicas e conselhos sobre qual é a melhor posição para o bebê dormir.

Há quem diga que é uma boa ideia deixar a criança de lado, enquanto outros defendem que a barriga para cima é a melhor maneira de garantir uma noite tranquila para os pequenos.

Mas afinal, quem está com razão? Qual é a melhor e mais segura posição para o bebê dormir? É o que você vai descobrir neste artigo. Boa leitura! 

Qual é a melhor posição para o bebê dormir?

Ainda que você possa ouvir diversas opiniões a respeito do assunto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima.

A recomendação é seguida também pela Academia Americana de Pediatria e por instituições e profissionais de referência em todo país, como o Hospital Albert Einstein e o Dr. Drauzio Varella. A medida é recomendada porque reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, síndrome totalmente inesperada que afeta bebês perfeitamente saudáveis de até 1 ano.

Quando a criança é colocada de barriga para baixo ou lateralmente, ela recebe menos oxigênio durante o sono e elimina o gás carbônico com menor eficiência, aumentando as chances de ser acometida pelo problema.

Além disso, a posição lateral é a que oferece menor estabilidade, o que pode fazer com que o bebê role ou fique de barriga para baixo sem conseguir se desvirar. Nessa posição, ele pode se sufocar com o rosto no colchão ou respirar o gás carbônico que ele mesmo expirou, ficando sem oxigênio.

Em geral, quem defende a posição lateral como ideal imagina que isso diminuiria as chances da criança engasgar ao vomitar e não conseguir respirar.

Mas as chances de que isso aconteça são mínimas, uma vez que a tendência natural nessas situações é que a cabeça do bebê vire para o lado, evitando o problema. Ainda assim, se a criança engasgar, ela vai tossir ou chorar e você terá condições de socorrê-la.

O ideal é colocar ao bebê para dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida. A partir dessa idade, a criança já consegue se virar e desvirar sozinha e deve ser deixada na posição que adotar naturalmente. 

Que outros cuidados devo tomar com o bebê na hora de dormir?

Além de manter o bebê de barriga para cima na hora de dormir, é importante tomar alguns outros cuidados que ajudam a garantir a segurança dos pequenos na hora do descanso. Saiba quais são eles:

  • Não coloque objetos no berço que possam cair sobre o bebê e provocar asfixia, como protetores, fraldas, almofadas, travesseiros e brinquedos; 
  • O ideal é que  a criança durma no próprio berço e não na cama dos pais, onde as chances de um objeto provocar asfixia são maiores;
  • Caso deseje cobrir o bebê, sempre deixe os braços para fora da coberta e prenda o lençol e o cobertor com firmeza ao redor do colchão para evitar que ele cubra o rosto da criança;
  • Nunca agasalhe a criança excessivamente, o que dificulta os movimentos e provoca incômodos;
  • Em caso de dúvidas, consulte sempre o pediatra que acompanha o bebê. Ele é o profissional mais indicado para fornecer orientações específicas para o seu caso.

—–

Gostou de saber um pouco mais sobre qual a melhor posição para o bebê dormir?

Então aproveite para entender agora mesmo quais são os 5 maiores erros que os pais cometem na hora de colocar os pequenos na cama e garanta noites de sono mais tranquilas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.