Qual a melhor posição para dormir com cólica menstrual? Veja algumas dicas!

Qual a melhor posição para dormir com cólica menstrual? Veja algumas dicas!

Poucas coisas são mais desagradáveis do que ir para a cama depois de um dia exaustivo e não conseguir descansar devido às dores provocadas pelas cólicas menstruais.

Infelizmente, poucas mulheres têm a sorte de dizer que nunca perderam horas preciosas do seu dia — ou da sua noite — incomodadas com o problema. Mas afinal, qual a melhor posição para dormir com cólica menstrual? Que medidas posso tomar para atenuar o problema e garantir noites de sono tranquilas? É o que você vai descobrir no artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Qual a melhor posição para dormir com cólica menstrual?

Embora o incômodo excessivo provocado pelas cólicas menstruais exija investigação médica, as dores rotineiras causadas pela chegada iminente da menstruação podem ser atenuadas modificando a maneira como você se posiciona na cama. Veja quais são as melhores!

Posição fetal

A posição é considerada uma das melhores para dormir com cólica menstrual porque comprime a região do abdômen, trazendo conforto e proteção. Ficar deitada dessa maneira também deixa a região mais aquecida, o que aumenta a sensação de bem-estar. Por isso, é uma boa ideia ficar nessa posição quando as dores estiverem fortes mesmo se você não estiver pensando em dormir.   

Posição borboleta invertida

Ficar deitada de costas, com as pernas posicionadas como se fossem uma borboleta e os pés unidos, também é uma ótima posição para dormir com cólica menstrual.

Isso porque o posicionamento ajuda a acomodar melhor os ovários, atenuando a dor não só das cólicas provocadas pelo período menstrual, mas também daquelas causadas por outros motivos.

Posição de abraço

Deitar-se de lado e passar os braços em volta da barriga é outra alternativa para quem busca uma posição para dormir com cólica menstrual. Combinada ou não com a posição fetal, a medida traz conforto para a região ao aquecê-la, atenuando ou até mesmo eliminando as dores.  

Posição de bruços

Ficar deitada nessa posição ajuda a aliviar o desconforto provocado pela cólica menstrual, especialmente se a dor estiver localizada no baixo ventre, já que acomoda melhor o útero e aquece a região.

Que outras atitudes posso tomar para atenuar a cólica menstrual?

  • Além de encontrar a melhor posição para dormir com cólica menstrual, você pode tomar algumas medidas simples para atenuar o desconforto e ter uma boa noite de sono. Saiba quais são elas:
  • Além de trazer conforto, aquecer o corpo melhora a circulação sanguínea e auxilia no combate à dor. Por isso, é uma ótima ideia colocar uma bolsa de água quente na região para potencializar o efeito da posição;
  • Você também pode apostar nos chás de erva-cidreiravaleriana e camomila, que além de aquecer o corpo têm propriedades calmantesque ajudam a relaxar e melhoram a qualidade do sono;
  • Colocar um travesseiro debaixo dos joelhos tira a pressão da região e também pode ajudar a atenuar o desconforto;
  • Evite tomar medicamentos por conta própria. Cólicas intensas demais e prolongadas podem estar por trás de um problema de saúde que precisa ser investigado por um médico de sua confiança.

—–

E então, gostou de saber mais sobre a melhor posição para dormir com cólica menstrual? Se você quiser mais dicas de como ter uma noite de sono tranquila, acesse agora mesmo o blog da Maxflex!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.