O que você precisa saber sobre o sono das crianças

O que você precisa saber sobre o sono das crianças

Quantas horas as crianças precisam dormir por dia? Como fazer o bebê dormir a noite toda? Confira em nosso blog post!

Dormir bem é essencial para a saúde física e mental de qualquer um.E não é diferente para as crianças e bebês. Na verdade, se torna ainda mais importante. 

O sono é o momento que nosso corpo aproveita parase recuperar e se desenvolver. Como as crianças estão justamente em fase de desenvolvimento, fica claro o porquê de uma boa rotina de sono ser tão importante para os pequenos. 

Quer entender um pouco mais? Vem com a gente!

Por que o sono é importante para as crianças?

Os motivos são diversos, e são bem parecidos com os que fazem  um bom descanso ser importante para os adultos também.

Como falamos antes, crianças e bebês estão em fase de desenvolvimento. Estão crescendo e aprendendo coisas novas todos os dias. O cérebro precisa, e muito, do momento de repouso para acompanhar isso.

De acordo com a Sleep Foundation, boas noites de sono impactam desde a atenção dos pequenos até a capacidade de aprendizado e memória. A privação do sono também acaba prejudicando diretamente o humor da criança.

Diferente do que acontece com os adultos, quando uma criança está dormindo mal, ela costuma ficar hiperativaexibindo comportamentos normalmente associados ao transtorno de déficit de atenção.

Quando a situação se torna crônica, pode prejudicar a criança em sua vida adulta também, tornando-a mais suscetível a doenças, desde alergias até mesmo a pressão alta.

Quantas horas meu filho precisa dormir?

Depende. Os especialistas concordam com uma margem de horas recomendada para cada idade. O consenso é, considerando aqui horas de sono tanto cochilos quanto o período à noite:

É importante ressaltar que cada criança tem seu próprio metabolismo e seu próprio ritmo de desenvolvimento, e por isso, o número de horas de sono ideal pode variar. Essa tabela é apenas uma base para que você possa ter uma noção se seu filho está tendo uma quantidade saudável de horas descansando.

Como fazer meu filho dormir a noite toda?

Principalmente com bebês, um dos grandes desafios enfrentados é garantir que a criança durma a noite toda. Antes de mais nada, não se preocupe. 

É completamente normal que os mais novos acordem durante a noite. A partir dos seis meses de idade, o bebê começa a estabelecer seu período de sono noturno, e isso pode aumentar a quantidade de horas seguidas de sono. Mas isso também varia de pessoa a pessoa.

Manter uma rotina de hora de dormir, com pelo menos quatro atividades calmantes antes de ir para a cama, como colocar o pijama, escovar os dentes, ler uma história, etc., é a melhor forma de ajudá-las a entenderem que é hora de dormir. 

Evitar televisões e tablets também é uma boa, e também colocar as crianças na cama antes delas dormirem

Gostou das nossas dicas? Continue conferindo ainda mais em nosso blog! E conta para a gente: como é a rotina do sono na sua casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.