O que fazer para dormir bem: conheça a importância das atividades físicas!

O que fazer para dormir bem: conheça a importância das atividades físicas!

Que atire o primeiro travesseiro quem nunca passou uma – ou várias! – noites mal dormidas, revirando na cama sem conseguir encontrar o sono. Mas afinal, o que fazer para dormir bem? Além de investir em um ambiente agradável, com colchão e travesseiros de qualidade e uma alimentação equilibrada, você pode apostar em outro aliado de peso: os exercícios físicos. Quer saber como eles podem te ajudar a ter noites de sono tranquilas? Abaixo respondemos quatro perguntas frequentes sobre o assunto. Acompanhe a leitura e saiba mais!  

O que fazer para dormir bem: Por que atividades físicas?

Quando você se exercita seu corpo libera endorfina, hormônio que tem função analgésica e é responsável por provocar uma sensação de intenso bem-estar. O neurotransmissor também contribui para um sono mais profundo e um despertar mais relaxado, uma das razões pelas quais pessoas que possuem uma rotina de atividade física têm mais qualidade de vida do que as sedentárias.  

Quanto tempo antes da hora de dormir eu preciso me exercitar para ter uma noite de sono melhor?

Além de liberar endorfina, fazer exercícios também aumenta os níveis de adrenalina no organismo, hormônio que deixa o corpo em alerta e pronto para reagir a situações de perigo. Portanto, para evitar que a prática de atividades físicas tenha o efeito contrário, é importante se exercitar no mínimo 4 horas antes de dormir.  

Qual deve ser a frequência e intensidade das atividades físicas?

As respostas para essa pergunta são bastante variáveis, já que é preciso levar em consideração fatores como idade e histórico médico. Para sentir os efeitos dos exercícios físicos na qualidade do sono é preciso se exercitar, no mínimo, por 30 minutos em cinco dias da semana. Se você é sedentário, não é preciso exagerar na dose. Atividades leves já bastam para começar e trazem reflexos benéficos para as suas noites de sono. Veja alguns exemplos:  

  • Caminhar;
  • Andar de bicicleta;
  • Yoga.

Que outros benefícios a prática de atividades físicas pode trazer para a minha saúde?

Além de promover uma sensação de relaxamento que ajuda a dormir melhor, praticar exercícios também auxilia no controle dos distúrbios do sono, como a apnéia noturna e a insônia. A sensação de bem-estar provocada pela prática de atividade física também atua como coadjuvante no tratamento de quadros de ansiedade e depressão, além é claro, de ajudar a mandar para longe aqueles quilos extras. Além disso, a prática pode ajudar a criar um círculo virtuoso. Praticar atividade física ajuda a dormir melhor. Em contrapartida, descansar adequadamente – entre 6 a 8 horas por dia – auxilia o organismo na construção de massa magra e acelera o metabolismo, potencializando resultados. Portanto, se você quer saber o que fazer para dormir bem, não abra mão de incluir a prática de exercícios físicos na sua rotina. Também não esqueça de aliar esse novo hábito a uma alimentação balanceada. Assim, fica muito mais fácil dizer adeus às noites insones! 

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Gostou de saber mais sobre o que fazer para dormir bem e entender como as atividades físicas podem te ajudar nesse processo? Então confira as outras postagens do blog da Maxflex e conheça mais dicas para ter noites de sono tranquilas! Estamos esperando por você!

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