O que é um diário do sono + modelo gratuito

O que é um diário do sono + modelo gratuito

O diário do sono é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a dormir melhor. Saiba mais e baixe uma versão gratuita!

Noites mal-dormidas incomodam muitas pessoas por todo o mundo. E as causas são as mais diversas: stress, rua barulhenta, insônia crônica, apnéia do sono, terrores noturnos… 

Por mais que algumas dicas paradormir bem sejam um consenso entre os especialistas, como um colchão e travesseiros ideais, evitar a luz azul de telas antes da hora de dormir, etc., não tem como fornecer uma solução mágica.

Pelo menos, não sem entender qual é a saúde do seu sono. É nessa hora que entra o diário do sono.

O que é um diário do sono?

O nome já diz tudo: é um diário para você anotar tudo sobre o seu sono.

Ele é muito útil para ajudar médicos especialistas na área a entender qual pode ser o distúrbio do sono que está fazendo você se revirar no colchão noite após noite, levando ao eventual diagnóstico correto.

Normalmente, o diário é mantido porpelo menos duas semanas, tempo o suficiente para permitir uma análise assertiva dos seus padrões de sono.

Preciso da recomendação de um médico para fazer?

Não. Se você está com dificuldades para dormir, já pode começar a fazer um diário do sono. 

Assim, você pode já perceber alguns hábitos negativos na sua rotina que, sendo facilmente corrigidos, podem já te ajudar a dormir melhor, como por exemplo tomar muito café de noite.

É importante notar que isso não significa que você não precisa ir ao médico. Se você sente que sofre de problemas crônicos de sono, você pode adiantar o preenchimento do diário para já ter as informações necessárias em sua primeira consulta com o especialista. 

Quanto mais informação você e o seu médico tiverem, mais fácil será de chegar ao diagnóstico correto, e, eventualmente, resolver seus problemas para dormir.

Como manter um diário do sono?

O diário do sono é composto por perguntas simples e fáceis de responder em poucos minutinhos. Normalmente, você responde que horas você dormiu, como você dormiu, que horas acordou, etc. 

Lembre-se que o objetivo de um diário do sono não é preencher ele com 100% de precisão. Ficar olhando no relógio para anotar até os minutos da hora que você caiu no sono é contra-produtivo e só vai te trazer mais problemas para dormir, já que irá te deixar mais alerta e nervoso. 

É melhor você anotar estimativas e garantir que seus padrões de sono continuem naturais.

Para te ajudar na jornada de começar seu diário do sono, preparamos um modelo gratuito especial para você! Ele é dividido em duas partes:

  • Para preencher de manhã: para você preencher assim que acordar;
  • Para preencher de noite: para você preencher antes de se deitar;

Para preencher, basta imprimir o arquivo para deixá-lo na sua mesa de cabeceira. Aproveite! =)

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