O que acontece com o cérebro quando dormimos? A ciência explica

O que acontece com o cérebro quando dormimos? A ciência explica

Você sabe o que acontece com o cérebro quando dormimos, além de sonhar?

De certa forma, não deixa de causar surpresa o que se passa dentro da nossa mente enquanto descansamos.

Afinal, esse é um período em que poderia se esperar uma baixa atividade cerebral.

No entanto, a ciência revela reações inusitadas em nossas massas cinzentas no momento em que estamos adormecidos.

Entenda o que acontece com você na hora em que dorme e saiba se o seu sono é de qualidade ou não lendo o texto a seguir.

O que acontece com o cérebro quando dormimos?

Como esclarece este artigo (em inglês) da National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NIH), a anatomia do sono é complexa e cheia de nuances.

Isso porque o corpo humano mobiliza um verdadeiro “arsenal” de processos neurológicos, hormônios e áreas cerebrais só para dar conta do ato de dormir.

A propósito, é um erro achar que estamos inativos durante o sono.

Como veremos, há uma série de provas científicas de que o cérebro permanece “ligado” durante a noite, até mais do que no período de vigília.

Recuperação de lesões

Outra pesquisa (em inglês), esta da Universidade de Saúde e Ciências do Oregon, sugere que, quando dormimos, o cérebro atua como uma verdadeira “oficina”, reparando possíveis lesões.

No estudo, ficou demonstrado que as pessoas que dormem mal apresentaram uma incidência maior dos chamados “espaços perivasculares”.

Por sua vez, esses espaços estão associados ao avanço da idade e a casos de demência, uma vez que dificultam a vascularização cerebral.

Sonhos

Todos nós sonhamos, sem exceção.

Para a ciência, os sonhos são uma manifestação de aspectos do nosso subconsciente.

Ou seja, são expressões daquilo que nosso cérebro retém de informação, mas que fica em uma região inacessível, e da nossa personalidade.

Sonhos são ainda uma maneira de o cérebro revelar desejos reprimidos, como expôs o pai da psicanálise, Sigmund Freud, ao longo da sua carreira.

O aprendizado se consolida

Nem só de leitura e de estudos vivem aqueles que precisam aprender.

Afinal, é durante o sono que tudo que lemos ou aprendemos se consolida, transformando-se em conhecimento adquirido.

O que se passa é uma transferência de informações entre o hipocampo, que as retém durante o dia, e o neocórtex, área do cérebro que armazena a informação consolidada.

Decisões são tomadas

Como mostra uma reportagem (em inglês) publicada no jornal Washington Post, nosso cérebro não para de trabalhar, mesmo enquanto dormimos.

Durante o sono, ele continua processando informação, usando-a inclusive como base para a tomada de decisões, tal como fazemos quando estamos conscientes.

A criatividade é estimulada

É durante o sono, ainda, que estamos mais propensos a fazer conexões inusitadas entre ideias, como mostra outro estudo (também em inglês), agora da Universidade da Califórnia.

Então, se você depende da sua capacidade criativa para viver e trabalhar, saiba que dormir bem é parte fundamental para desenvolvê-la.

Descanse o cérebro e durma bem com a Maxflex

É fascinante o que acontece com o cérebro quando dormimos, não é mesmo?

Igualmente impressionante é a qualidade dos colchões Maxflex, produzidos com látex 100% natural e revestimento em malha de altíssima aceitação.

Durma em um colchão Maxflex e dê para a sua mente as melhores condições de se recuperar enquanto você descansa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.