Não conseguir dormir: 10 dicas para dar um fim ao problema

Não conseguir dormir: 10 dicas para dar um fim ao problema

“Não consigo dormir” e suas variações são hoje frases muito usadas por um número expressivo de brasileiros.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 65% da população no Brasil têm um sono de baixa qualidade.

Por isso, estamos aqui para dizer que dormir bem não é uma missão impossível, desde que haja uma mudança de hábitos, alguns bastante simples.

Afinal, o sono não consiste apenas em deitar e esperar até “apagar”.

Trata-se de um processo que começa na hora em que acordamos e vai até o momento de ir para a cama.

Saiba neste artigo o que fazer e, assim, comece a dormir melhor!

Não consigo dormir, o que fazer?

A essa pergunta também podemos somar “o que não fazer”?

Um sono de qualidade depende de uma soma de bons hábitos, mas principalmente de evitar os que causam prejuízo a ele e reduzem sua duração.

É também um esforço permanente para induzir o ciclo circadiano a trabalhar a nosso favor.

Isso porque o sono, como todas as reações fisiológicas, é controlado por uma série de hormônios secretados por glândulas ligadas ao cérebro e ao sistema nervoso.

Tudo isso só acontece quando o relógio biológico (outra forma de se referir ao ciclo circadiano) está bem regulado.

Veja a seguir de que forma você pode colaborar para que isso aconteça.

Reveja seus horários

Se estamos tratando do relógio biológico, o aspecto mais importante para um sono profundo é a gestão dos horários, concorda?

Nesse sentido, é fundamental que você não apenas durma sempre na mesma hora como seja pontual também ao acordar.

Essa é uma medida fundamental, porque o ciclo circadiano funciona alternando períodos de vigília e repouso, que começam e terminam conforme a presença da luz do dia.

Então, ao manter a constância nos horários de dormir e de despertar, estamos induzindo o relógio biológico a funcionar com mais regularidade.

Diminua o café

Ninguém discute o valor de um cafezinho pela manhã, à tarde ou durante o trabalho.

O problema está no consumo exagerado, especialmente em horários próximos de ir para a cama.

A recomendação é evitar café nas seis horas que antecedem a hora de deitar.

Outra recomendação é em relação ao volume da ingestão diária.

O ideal é não ultrapassar os 400 ml de café, ou três xícaras diárias.

Como já destacamos por aqui, você sempre pode recorrer ao café descafeinado para fugir da cafeína sem deixar de lado o prazer da bebida.

Tome calmantes naturais

Medicamentos para dormir representam um risco enorme à saúde porque causam dependência em longo prazo.

Uma maneira de evitá-los é preferir os calmantes naturais, que exercem efeito sedativo sem os perigosos efeitos adversos dos remédios controlados.

O chá de maracujá, por exemplo, é um santo remédio para quem precisa voltar a dormir bem, recomendado para praticamente todas as pessoas.

Outra opção é o chá de erva cidreira, igualmente seguro e eficaz para induzir ao sono.

De qualquer forma, por precaução, recomenda-se que gestantes, crianças, idosos e pessoas que tomam medicamentos controlados consultem um médico sobre os chás antes de iniciar o consumo.

Prepare o ambiente

Nada pior para o sono do que um quarto barulhento, exposto a luzes externas ou mal higienizado.

O local de dormir precisa ter a tranquilidade de um santuário, pois o seu sono é algo praticamente sagrado.

Por isso, invista no conforto de todo o ambiente, a começar pela cama e, como veremos a seguir, pelo colchão.

Livre-se do celular

Jogos, vídeos, redes sociais, internet e TV podem ser distrações que retardam a produção de melatonina à noite.

Esse é o hormônio responsável por provocar o sono e, para ser secretado, é indispensável que haja penumbra.

Dessa forma, o melhor a fazer antes de dormir é deixar de lado toda e qualquer distração que nos deixe tensos, pensativos ou preocupados.

Tente deixar as preocupações de lado

Todo mundo tem os seus problemas para resolver.

Sendo assim, levá-los para a cama não só não ajuda como cria um problema a mais: a falta de sono.

Uma maneira de se tranquilizar é fazer antes de dormir uma lista de preocupações e possíveis soluções a serem adotadas no dia seguinte.

Cuide da alimentação

Sono e alimentação estão intimamente relacionados.

Nosso sistema digestivo funciona mais intensamente quando estamos acordados, logo, comer demais antes de ir para a cama é sempre uma má ideia.

Dessa forma, a alimentação precisa ser equilibrada, de forma a não sobrecarregar os órgãos responsáveis pela digestão e para que isso não venha a retardar a chegada do sono.

Pratique exercícios

Além dos calmantes naturais, outra maneira de induzir o sono e entrar em um estado mais relaxado na hora de dormir é a prática de esportes.

Já é amplamente documentado pela ciência que fazer exercícios físicos libera substâncias como endorfina e serotonina, cujo efeito é produzir sensação de relaxamento e bem-estar.

Fale com seu médico

Claro que, em certos casos, a falta de sono pode estar ligada a problemas mais sérios de saúde.

Então, se mesmo com todo o seu esforço e disciplina o sono não vem, pode ser que haja algum distúrbio que tenha a insônia como sintoma.

Por isso, se você tem dificuldade em adormecer, apesar de todas as medidas para dormir melhor, vá ao seu médico o quanto antes para ter um diagnóstico preciso da situação.

Tenha o colchão ideal

Por fim, algo óbvio: o sono perfeito começa com o colchão ideal.

Para escolher bem, não deixe de observar as medidas e, principalmente, a densidade da espuma com que o colchão é fabricado.

Os colchões da Maxflex são produzidos em 6 tamanhos padrão e alta tecnologia. Encontre o seu em nossa loja!

Por que não consigo dormir?

Existem diversas causas para a insônia, boa parte delas ligadas aos maus hábitos e à falta de higiene do sono.

Contudo, em certos casos, é a falta de um colchão adequado ao peso e altura que faz com que a pessoa sinta desconforto ao deitar.

É por essa razão que a compra de um colchão deve ser sempre criteriosa, considerando o perfil de quem vai dormir nele, assim como eventuais problemas de saúde ou condições crônicas.

Quer dormir e não consegue? Escolha um colchão Maxflex

O colchão na medida certa está ao seu alcance.

Pratique as medidas que você conheceu neste conteúdo e certamente a qualidade do seu sono vai melhorar.Conte também com a Maxflex para ter em seu quarto o colchão que vai ajudar você a encontrar o sono que sempre quis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.