Mito ou verdade: Consumir álcool pode reduzir a fase REM do sono?

Mito ou verdade: Consumir álcool pode reduzir a fase REM do sono?

Você provavelmente já viu alguém exagerar na dose da bebida e acabar pegando no sono bem antes do que imaginava. Seguindo essa linha de raciocínio, parece fácil concluir que o álcool pode ser um aliado na hora de dormir, não é mesmo?Por outro lado, há quem diga que consumir bebidas alcoólicas, além de não fazer bem para a saúde, pode prejudicar a fase REM do sono, etapa fundamental para um descanso revigorante e na qual acontecem os sonhos mais vívidos.No final das contas, quem está com a razão? Será que as bebidas alcoólicas ajudam a ter noites de sono mais tranquilas ou acabam atrapalhando o seu descanso? É o que você vai descobrir no post de hoje. Acompanhe a leitura!

O álcool ajuda a dormir ou atrapalha a fase REM do sono?

De acordo com estudo realizado pelo Centro do Sono de Londres, na Inglaterra, adquirir o hábito de tomar alguns drinks para dormir melhor não é uma boa alternativa para quem quer uma noite de sono revigorante.

Segundo os pesquisadores, quando ingerido com frequência, o álcool acelera o início do ciclo de repouso e possibilita que você caia em sono profundo mais rapidamente. Parece uma ótima notícia, não é mesmo?

No entanto, essa aceleração acaba prejudicando a realização do ciclo completo do sono, o que provoca cansaço, irritabilidade e dificuldade de concentração no dia seguinte

Além disso, as bebidas alcóoólicas também reduzem a fase REM do sono, o que faz com que suas noites sejam menos repousantes. Em resumo, você pode até dormir, mas o período de descanso não deixa você revigorado e pronto para um novo dia.

O hábito de consumir bebidas alcoólicas também pode provocar distúrbios do sono como apneia e insônia crônica, que prejudicam sua qualidade de vida e bem-estar.

Consumo moderado ajuda a evitar problemas

Se para você é complicado riscar as bebidas alcoólicas de vez da sua rotina, é importante consumi-las com moderação.

O ideal é evitar beber em jejum e intercalar as doses de álcool com muita água. Procure consumir a última dose no mínimo duas horas antes de se deitar

Passado esse período, aposte em bebidas que favorecem uma noite de sono tranquila, como  o leite morno com canela. Ele é rico em triptofano, aminoácido que regula  mecanismos fisiológicos como o humor e o sono, além de ser o precursor da serotonina, neurotransmissor que ajuda o organismo a relaxar.

Se a ideia é dormir bem, além de consumir bebidas alcoólicas moderadamente, também é importante evitar alimentos gordurosos, com muito açúcar ou farinha branca, que geralmente costumam acompanhar os drinks. Procure substituí-los por versões mais leve e saudáveis, que não pesem no estômago e atrapalhem seu descanso.

Também nunca é demais lembrar que a combinação de álcool com sono pode ser fatal, já que a bebida diminui o estado de alerta, o que pode provocar acidentes.

Por isso, nunca beba se for dirigir!

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Gostou de entender melhor como o consumo de bebidas alcoólicas reduz a fase REM do sono e pode ser prejudicial à sua saúde e bem-estar? Se você quiser saber mais dicas sobre como ter uma boa noite de descanso, acesse agora mesmo o blog da Maxflex!

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