Inacreditável o que o sono pode fazer por sua pele e sua aparência!

Inacreditável o que o sono pode fazer por sua pele e sua aparência!

Queremos nos sentir revigorados, saudáveis e atraentes e também queremos ser percebidos desta forma. Descubra porque, às vezes, por mais que você tente isso parece ser uma missão impossível. 

O resultado de um estudo muito interessante, publicado em 17/05/2017 no Royal Society Open Science, revela que apenas duas noites seguidas mal dormidas foram o suficiente para que as pessoas fossem percebidas como “significativamente mais feias”, e os indivíduos com olhos inchados e olheiras de cansaço foram interpretados como menos saudáveis e menos socializáveis.   Definitivamente, dormir bem é a chave para uma pele bonita e rejuvenescida! 

Durante a noite, nosso organismo trabalha para recuperar nossas energias e também para reparar os danos causados no nosso organismo durante o dia – inclusive a ação dos raios solares e da poluição, grandes inimigos de uma pele saudável. Além disso, durante o sono as células e a pele sofrem oxigenação e os músculos do rosto descansam. Por isso, os cosméticos para a pele são indicados para serem usados à noite.   

É neste período também que importantes hormônios são produzidos, como:

  • Hormônio do crescimento – que renova as células e combate o envelhecimento;
  • O cortisol – ligado à formação de radicais livres, que se em desiquilíbrio contribuem para o aparecimento de rugas precoces; 
  • E a melatonina – que neutraliza os radicais livres. 
  • Colágeno, proteína extremamente importante, que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, e que é produzida também à noite.   

Se não dormimos adequadamente nosso sistema imunológico fica comprometido, abrindo brechas para que ocorram inflamações na pele ou que a produção de colágeno se desacelere. Invista na saúde do seu sono e as demais coisas, por consequência, o dia lhe trará em suas mãos!   

Siga as 5 principais regras de higiene do sono:

  • Dormir sempre no mesmo horário;
  • Comer alimentos leves antes de deitar;
  • Evitar cafeína, álcool e cigarro;
  • Desligar os aparelhos eletrônicos ao menos 1 hora antes de ir para cama;
  • Preparar um quarto silencioso, escuro, com temperatura agradável e com um excelente equipamento para dormir.

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