Falar enquanto dorme: entenda as causas desse problema

Falar enquanto dorme: entenda as causas desse problema

Você já ouviu falar em sonilóquio? Pode ser que a palavra não pareça familiar, mas seu significado sim. Trata-se do ato de falar enquanto dorme. Se você passa frequentemente por isso, certamente você já se perguntou sobre as causas desse comportamento. Afinal, por que as pessoas falam enquanto dormem? Trata-se de um distúrbio grave ou indicativo de uma doença mais séria? E principalmente, há como diminuir o problema, que muitas vezes pode acabar incomodando o sono de quem dorme ao nosso lado?

Continue a leitura do texto e descubra!

Quais são as causas de falar enquanto dorme?

O soniloquismo — ou falar enquanto dorme — é uma manifestação normal da atividade cerebral. Por isso, é considerado um distúrbio do sono benigno, ou seja, que não costuma indicar nenhum tipo de doença grave.

Essa atividade noturna das ondas cerebrais leva a formulação de pensamentos inconscientes e, nesse caso, na expressão de uma parte ou totalidade deles. Ao falar enquanto dorme a pessoa pode murmurar palavras ou expressões soltas ou mesmo proferir frases inteiras, sem que isso tenha obrigatoriamente qualquer conexão com a realidade.

O problema acontece na maior parte das vezes na fase do sono profundo, aquela em que não sonhamos. Também é bastante frequente nas crianças, em que a coordenação entre o controle da linguagem e dos músculos da face ainda não está totalmente desenvolvida.

O sonilóquio também pode ser provocado por quadros de:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Febre.

Em casos raros, falar enquanto dorme pode ser sintoma de problemas de saúde mais sérios, como apneia obstrutiva do sono, bruxismo ou terror noturno. No entanto, ele está mais frequentemente associado a um intenso cansaço físico ou mental, ou mesmo a questões genéticas.

O que fazer para evitar o soniloquismo?

Como o estresse é um dos principais causadores do ato de falar enquanto dorme, buscar maneiras de relaxar é uma das melhores maneiras de evitar o soniloquismo. Confira algumas dicas:

  • Diminua as fontes de estresse: Busque alternativas que ajudem você a aliviar o estresse diário, como yoga, massagens ou mesmo uma atividade de lazer com a família ou amigos, como ir ao cinema ou passear ao ar livre;
  • Pratique atividade física: Realizar exercícios tem efeitos positivos não só no seu físico, como ajuda a regular o humor e a se preparar para uma boa noite de sono. Evite, no entanto, se exercitar nas duas horas que antecedem o momento de ir para cama;
  • Diminua a exposição à luz: Sempre que for dormir, evite focos de luminosidade no quarto, especialmente da luz azul de aparelhos eletrônicos, como tablets, TVs e celulares, que interferem negativamente na qualidade do seu sono;
  • Fique atento à sua alimentação: Antes de ir para a cama, evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas, que podem prejudicar o seu descanso e deixá-lo ainda mais suscetível a episódios de soniloquismo. Se sentir fome antes de ir deitar, prefira um chá ou leite com mel e passe longe de alimentos com excesso de açúcar ou gordura.

Gostou de entender por que, afinal, as pessoas têm o hábito de falar enquanto dorme? Então aproveite e faça agora mesmo  nosso teste do sono e descubra como está a qualidade do seu descanso!

28 comments

Eu também, ela me disse que eu fico pedindo pra medir a mão dela com a minha e enquanto ela não me da a mão eu não paro de falar, ela me disse também que eu fico perguntando como ela ganha dinheiro. Isso me preocupou muito, pois tenho 15 anos e nunca fiz isso, mas pelo o que li a cima, devido a sobrecarga do ensino médio eu venho dormindo cada vez menos e cuidando da minha saúde menos ainda. Vou me cuidar mais, nos deixar de lado traz mais danos do que podemos imaginar. Obrigada pela matéria.

Tenho sono profundo , parece que quando deito pra dormir eu apago , e quando acordo, parece que foi muito rápido, mal fechei olhos e quando vejo já é de manhã, não tenho sonhos , me esposa diz que falo a noite.

Eu ultimamente não tou suportando falar tantas vezes durante a noite, pior que meu filho não dorme e sempre m8m chama
Falo muito com meus pais que não tá mais entre nós e com pessoa real ,estou com problemas de esquecimento mas não esqueço das conversas
Assim q meu filho chama eu sei a conversa toda
Mas oque sonho não tem nada haver com a realidade, sou portadora de lúpus com envolvimento renal, já tomo medicamentos pra ansiedades e pra dormir
Mais tá insuportável pq tou prejudicando o sono do meu filho pq são várias vezes durante a noite.

Bom, eu tenho 13 anos e sofro com este problema, eu durmo lá pelas 22:30, e as vezes quando eu estou muito cansada, eu ronco um pouco e falo palavras estranhas que não são de fácil entendimento, acabei de ler a matéria acima, mas queria muito entender porque isso acontece, no outro dia, eu não sei nem o que foi que aconteceu.

Meu problema é ainda mais sério. Segundo minha esposa eu tenho falado o nome da minha ex e isso tá acabando com meu casamento

Estou falando dormindo com frequência. Não me lembro de tudo, mas são frases os palavras inteiras. Essa noite me lembro de ter falado o ano de 2022 claramente, e também estou com bruxismo?.

Todo dia eu sonho,assim eu todo dia eu falo,e é sempre uma conversa.Uma pessoa que posou na minha casa disse que eu falo em 3 situações diferentes.Por exemplo eu sonho 3 vezes por noite e cada sonho é diferente(porém só lembro de 1),e em cada sonho eu falo sobre eles.Já até foi gravado,e pior que eu falo nitidamente,E faço até contas matemáticas falando.

Atualmente eu acordo toda vez a vou dormir falando “HUMM” bem alto, ai eu n sei oq pode ser , pq n chega a ser uma frase, e eu acordo muito assustada

Maurinda
Boa Noite!
Eu falo muito enquanto durmo, e as vezes acordo com minhas falas as vezes converso tanto que não deixo meu marido dormir.

Está acontecendo com meu filho e está me assustando MT ele acorda MT assustado até disse q as vista está lá no alto e q vê ele msm dormindo oq posso fazer pra isso para ou melhorar estou apavorada preciso de ajuda

Meu nome é Edvaldo eu falo dormindo a minha esposa mim acorda anoite mandando eu calar a boca só q ela mim conta o que eu falei mas não é nada do meu dia a dia aí eu fico sem entender porque eu amo a minha esposa mas ela fala que eu tô com outra ou então tô traindo mas eu amo minha família ?

Preciso parar com isso já me colocou em situação comprometedora tipo chamar nome de algum menino enquanto durmo tipo um nome que nunca fez parte do meu convívio e meu marido fica querendo saber.
Já soltei tipo (agora não só depois da aula )
Mas nunca me lembro contexto .

Falo muito alto enquanto durmo e por tal acordo vezes sem conta ao som da minha voz mas volto a adormecer e volto a falar de novo os sonhos são sobre bruxaria ou sobre pessoas já falecidas . É terrível.

Eu vou dormir falo direto mas eu sinto que estou conversando e acordo muito cansada e lembro de tudo e coisas que eu passei no meu casamento estou retornando a tudo de novo no sono porque isso

Nossa eu falo demais dormindo , qdo eu era pequena fui diagnosticada com TERROR NOTURNO , mas passou depois de um tempo , porem a uns tempos atras tenho falado demais durante o sono que é tão forte a sensação que acordo comigo msm , e não sei se isso é hereditário , porem minha filha tem mania de sentar dormindo na cama durante a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.