Exercício de respiração para dormir: 5 técnicas que ajudam no sono

Exercício de respiração para dormir: 5 técnicas que ajudam no sono

Você sabia que um bom exercício de respiração para dormir pode ser a resposta para seus problemas de insônia?

Afinal, isso ajuda a relaxar na hora de ir para a cama.

Muitas das nossas tensões podem ser aliviadas controlando o fluxo de ar nos pulmões.

Avance na leitura e saiba como fazer da respiração uma grande aliada para um sono de qualidade!

Exercício de respiração para dormir: 5 técnicas

Você talvez se surpreenda com a existência de tantas maneiras diferentes de controlar a respiração.

Afinal, o ato de inspirar e expirar é aparentemente a sequência de um único movimento, que por sinal é realizado pelo corpo de forma involuntária.

No entanto, dependendo do objetivo, a forma como respiramos pode nos induzir a diferentes estados emocionais.

Os bons atores e atrizes, por exemplo, sabem disso, e é por isso que eles fazem exercícios respiratórios constantemente antes de contracenar.

No nosso caso, a ideia é usar a respiração para induzir a um estado mais calmo e relaxado, abrindo as portas para que o sono chegue.

Conheça a seguir 5 técnicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo:

1. Bhramari Pranayama

O método Bhramari Pranayama, também conhecido como respiração da abelha, tem esse nome por causa de uma espécie de abelha indiana chamada Bhramari.

Para praticá-lo, comece fechando os olhos, expirando profundamente.

Em seguida, tampe seus ouvidos com as mãos, colocando seus dedos indicadores em cima das sobrancelhas, enquanto o restante deverá ficar sobre os olhos.

Na sequência, pressione levemente as laterais do nariz, concentrando-se na região da sobrancelha.

Com a boca fechada, como se estivesse meditando, vá expirando devagar pelo nariz, enquanto faz o zumbido “ommm”, repetindo pelo menos 5 vezes o procedimento todo.

2. Respiração quadrada

A respiração quadrada consiste em realizar pausas entre a expiração e a inspiração. 

Comece inspirando pelo nariz por quatro segundos e, em seguida, segure o ar nos pulmões por outros quatro. 

Expire lentamente pela boca também por quatro segundos e, depois de esvaziar os pulmões, pare o fluxo de ar por mais quatro.

3. 4-7-8

Para fazer o 4-7-8, abra levemente a boca e expire totalmente, o que deverá provocar aquele ruído típico de expiração, como uma lufada de vento.

Ao inspirar pelo nariz, pressione os lábios, mantendo esse movimento por quatro segundos, prendendo a respiração por outros sete segundos.

Faça a expiração por oito segundos completos, quase assobiando.

Você pode fazer esse exercícios até oito vezes, se assim desejar.

4. Respiração diafragmática

Deitado de barriga para cima, dobre os joelhos em cima de um travesseiro, colocando uma das mãos no peito e outra em cima do estômago.

Faça uma respiração profunda pelo nariz, enquanto a mão acima do estômago sobe e desce, acompanhando o movimento respiratório.

Enquanto isso, a mão no peito permanece parada.

Com os lábios franzidos, expire lentamente.

5. Nadi shodhana

Prática herdada do yoga, nadi shodhana significa “mudança das narinas”.

Veja no vídeo abaixo como fazer:

Um bom colchão e exercícios para ajudar a dormir

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