Entenda a importância de dormir bem

Entenda a importância de dormir bem

Entender a respeito da importância de dormir bem é essencial, pois na maioria das vezes, o sono não é levado a sério pelas pessoas. Com isso, mais da metade delas sofrem com distúrbios do sono. 

Dormir não é apenas o que determina quando alguém está cansado. O sono é necessário para que o corpo humano e também a mente funcione corretamente.

Além disso, milhões de pessoas sofrem de insônia, não conseguindo adormecerem bem ou por muito tempo.

Sendo assim, é importante ter uma boa noite de sono, o que significa dormir a quantidade ideal para sua faixa etária e simultaneamente ter qualidade de sono, que consiste basicamente, em passar por todas as fases do sono, sem interrupções. 

Quais são os benefícios de dormir bem? 

O sono saudável é fundamental para todos os seres humanos, juntamente com uma boa alimentação e exercícios físicos. Não é à toa que dormir bem ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida das seguintes maneiras: 

Uma noite bem dormida é vital para a saúde física

Dormir bem ajuda a promover o máximo desempenho e produtividade durante o dia. Também, ajuda a combater infecções, manter um peso saudável e evitar doenças crônicas.

O sono saudável é essencial para a saúde mental 

O sono também pode influenciar no humor e nas emoções. Assim, é importante ter um sono saudável para evitar problemas como a ansiedade e a depressão.

Dormir bem melhora a memória e o foco

O sono ajuda qualquer pessoa a se destacar na escola ou no trabalho, sendo benéfico para a mente. Sem uma noite bem dormida, é mais provável se esquecer com facilidade e cometer erros.

Evita diabetes 

A diabetes pode ser causada ao dormir mal devido ao aumento da insulina no corpo. Assim, é preciso se cuidar e manter um sono saudável.

Melhora o humor 

Dormir muito pouco afeta totalmente o humor das pessoas, fazendo elas se sentirem estressadas, apáticas, esgotados mentalmente, tristes e incapazes.

Portanto, estabelecer uma rotina de sono e dormir as horas que são recomendadas de acordo com sua idade é fundamental para evitar problemas de saúde.

Dormir bem faz reter melhor as informações 

Ter um sono de qualidade e dormir 8 horas por dia é recomendado pois ajuda a reter melhor as informações a longo prazo no cérebro.

Quando o sono é leve ou interrompido, diminui a capacidade do cérebro de reter memória, já que enquanto dormimos ele trabalha e organiza o que é processado ou aprendido durante o dia.

Ajuda a prevenir doenças 

Ao dormir, o sistema imunológico faz uso desse tempo para se regenerar e evitar que os germes e toxinas ameacem o corpo humano. Assim, se o sono é pouco as pessoas tendem a ter mais chance de ter doenças.

Mas afinal, como obter um sono de qualidade? 

Ter uma noite bem dormida envolve fazer as escolhas certas para priorizar o sono. Então, conheça três dicas para manter um sono saudável:

Quantidade: a maioria dos adultos precisa de pelo menos 7 horas de sono para obter uma boa saúde e produtividade. Então, tente dormir as horas suficientes de acordo com sua idade.

Qualidade: dormir bem é importante, portanto, a qualidade é essencial. Não durma em excesso, troque o colchão para um melhor e evite usar aparelhos eletrônicos antes de deitar.

Regularidade: dormir na hora certa é fundamental para estabelecer uma rotina de sono. Então, estabeleça horários para dormir e acordar.

O que é a insônia e quais são suas causas? 

Entender as causas da insônia é o primeiro passo para tratar distúrbios do sono. Após identificar a causa, o tratamento pode ser focado para obter uma solução mais rápida.

A insônia é um distúrbio comum do sono que se caracteriza pela dificuldade recorrente de dormir, incluindo adormecer e permanecer adormecido.

Muitas vezes, a insônia em si não é a condição principal, mas é um sintoma de algo mais que está acontecendo.

Geralmente, a insônia é secundária a outros fatores que podem ser distúrbios psiquiátricos, condições físicas ou médicas, medicamentos ou hábitos do dia a dia.

Sabendo disso, alguns distúrbios que estão relacionadas a insônia são:

Ansiedade: muitas pessoas com transtorno de ansiedade têm problemas com seus próprios pensamentos e preocupações. Quando finalmente conseguem dormir, elas costumam acordar e a ansiedade impede de voltarem a dormir.

Depressão: a depressão também pode levar à insônia. Esse pode ser um problema crônico para alguém que está constantemente deprimido.

Além disso, existem condições físicas ou médicas que podem ser a causa da insônia, como alergias e doenças pulmonares.

Se você sofre com insônia, o mais recomendado é frequentar um médico para analisar sua condição.

Portanto, é muito importante dormir bem e garantir a qualidade do sono. Uma das formas de garantir isso também é contando com um colchão de qualidade como os da MaxflexConfira a loja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.