Energético tira o sono mesmo? Entenda seu efeito

Energético tira o sono mesmo? Entenda seu efeito

Sim, é verdade que energético tira o sono.

Se você está precisando voltar a dormir bem, deve não apenas cultivar hábitos saudáveis, mas também evitar certas substâncias, e o energético é uma delas.

Entenda no texto abaixo por que esse tipo de produto deve passar longe da sua dieta quando os problemas para dormir são frequentes.

Energético tira o sono?

Energético pode dificultar o sono, segundo os resultados de uma pesquisa (em inglês) realizada por um grupo de cientistas norte-americanos.

Isso porque as bebidas desse tipo contêm cafeína, um dos mais poderosos estimulantes do sistema nervoso central.

No estudo, os pesquisadores observaram que quem ingere energéticos está mais propenso a ter um sono de curta duração.

Assim, ficam mais vulneráveis ​​aos efeitos adversos causados pela falta de sono.

E há ainda outros problemas de saúde associados ao consumo indiscriminado de substâncias estimulantes, como veremos a seguir.

Continue acompanhando!

Por que não devemos consumir energético antes de dormir?

Além dos problemas de sono, beber energéticos, principalmente antes de dormir, eleva o risco de outros tipos de complicações e problemas de saúde.

Lembre-se de que essas são bebidas ricas em compostos estimulantes, que induzem a um estado de agitação.

Em certos casos, talvez elas possam ser permitidas ou até recomendadas, mas não quando o sono não está regularizado ou se a insônia é uma constante.

Confira a seguir quais outros problemas de saúde podem ser desenvolvidos quando abusamos de bebidas estimulantes:

Irritabilidade

Como todos os alimentos e compostos que ingerimos, no caso dos energéticos também a diferença entre algo ruim e algo bom é a dose.

É o que indica um estudo (em inglês) realizado pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, que aponta a cafeína como benéfica, desde que ingerida em doses moderadas.

No entanto, quando essa dosagem excede 500 mg diárias, o que antes melhorava o humor passa a causar irritabilidade.

Aceleram os batimentos

O mesmo estudo mostra que 19% das pessoas submetidas a testes tiveram aumento no ritmo cardíaco, acompanhado de palpitações.

Portanto, ao ingerir energéticos ricos em cafeína, esse é um risco real e que pode causar complicações em um curto prazo.

Aumentam o risco de diabetes

O consumo de bebidas energéticas se popularizou entre adolescentes, principalmente à noite, em dias de festa.

Além dos riscos já apontados, existe ainda outro, inclusive mais grave: o de desenvolver diabetes, como aponta um artigo da revista Endocrinenews (em inglês), em razão dos altos teores de açúcares.

Detalhe: como se não bastasse a diabetes, a ingestão de energéticos descontrolada ainda dificulta o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue em jovens, segundo a mesma publicação.

Cuide do seu sono com a Maxflex

Já sabemos que energético tira o sono, mas o que você talvez não saiba é que dormir em um colchão ruim também atrapalha bastante suas noites.

Para isso, contudo, existem recursos com os quais você pode contar para dormir bem.

Um deles é escolher o colchão certo, com a densidade de espuma ideal e feito com látex de alta qualidade.Prefira os colchões Maxflex, tenha noites de sono tranquilas e melhore a sua qualidade de vida naturalmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.