Dormir mal envelhece o cérebro

Dormir mal envelhece o cérebro

Uma das descobertas mais importantes nos últimos anos é que o cérebro limpa as toxinas muito mais rapidamente enquanto estamos dormindo do que quando estamos acordados. As toxinas, incluindo as associadas à doença de Alzheimer, são limpas durante o sono. 

Não é necessário um estudo para nos dizer que a falta de sono afeta nossas capacidades cognitivas, mas, felizmente, há muitos deles. A privação e a má qualidade do sono podem afetar tudo, desde a cognição até a atenção à tomada de decisões. Alcançar a qualidade de sono é primordial para a saúde. 

Durante o sono restaurador músculos e tecidos são reparados, hormônios são liberados, recuperamos a energia gasta durante o dia e nossa memória é fortalecida. Além disso, nosso cérebro também depende de boas noites de sono para funcionar. E pode ter certeza, o cérebro é o que mais sofre quando se dorme pouco, ou demais. 

Estudos revelaram que dormir menos ou mais do que o recomendado, que é entre 7 e 9 horas, provoca envelhecimento precoce de neurônios, trazendo perdas irreparáveis ao cérebro. Esses estudos também mostraram que o sono de má qualidade pode aumentar em até 50% o risco de prejuízo da capacidade mental. 

Essas alterações nos padrões de sono são muitas vezes agressivas e relacionam-se a doenças como a demência e o Mal de Alzheimer. Por isso, manter hábitos saudáveis relacionados a uma rotina de sono contribuem, e muito, para manter seu organismo e, principalmente, seu cérebro em boas condições. Tenha sempre em mente:

  • Regular os horários de sono – dormir sempre no mesmo horário e de 7 a 9 horas por noite.
  • Evitar líquidos e consumir alimentos leves antes de se deitar.
  • Nada de cafeína, álcool ou cigarro.
  • Praticar exercícios físicos regularmente, mas não perto da hora de dormir, pois deixa o cérebro em estado de alerta dificultando o sono.

Ajude a cuidar bem de seu cérebro, pois é ele que dá os comandos primordiais à manutenção da vida. 

Dormir bem e com qualidade é mais simples do que se imagina e traz inúmeros benefícios ao seu dia a dia. A Maxflex, líder em produção e comercialização de sistemas de dormir, se preocupa com a maneira com que você cuida de seu sono, por isso, sempre oferece o que há de melhor na indústria do conforto e em qualidade de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.