Dormir com cachorro na cama faz mal? Descubra os cuidados que você precisa ter!

Dormir com cachorro na cama faz mal? Descubra os cuidados que você precisa ter!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Comac, a Comissão de Animais de Companhia, 44% dos lares brasileiros possuem um animal de estimação, no mínimo. Desse número, quase 30 milhões são cachorros.

Ainda segundo a mesma pesquisa, dos lares que possuem animais de estimação, 55% dormem dentro de casa e 23% dormem na cama com seus donos.

Mas afinal, dormir com cachorro faz mal? Esse é um hábito saudável? Criamos esse conteúdo para que você tire suas dúvidas de uma vez por todas. Boa leitura!

Dormir com cachorro faz mal?

Se você pensar no assunto apenas sob o ponto de vista psicológico, não. Afinal,  ter esses companheiros do dia a dia por perto também na hora de dormir dá uma sensação de aconchego e segurança, não é mesmo?

No entanto, de acordo com profissionais de saúde, o hábito pode não ser assim tão saudável nem para a sua saúde, nem para o próprio animal. Os cachorros pequenos, por exemplo  — em geral os que mais costumam dormir na cama — podem se machucar, sufocar ou até cair durante a noite.

Além disso, quando o pet dorme na cama do dono desde pequeno, entende que ele também é “dono” daquele espaço.

Tentar mudar o hábito depois, quando ele estiver maior, pode fazer com que ele se torne agressivo ou mesmo depressivo.

Outro fator a ser levado em conta é que, quando estiver mais velho, o animal pode ter diarreia ou sofrer de incontinência urinária o que pode se tornar um inconveniente. Nessa etapa da vida, mudar o hábito de dormir na cama pode ser ainda mais traumático para o animal.

Diferente dos gatos, cachorros também costumam se mexer bastante, roncar e até latir durante a noite, o que pode acabar comprometendo a qualidade do seu sono.

Também é importante considerar que dormir com cachorro não é recomendado para pessoas alérgicas ou com asma, idosas, imunossuprimidas, crianças e bebês. Isso porque sempre há o risco de transmissão de doenças ou complicações de quadros já existentes, como no caso dos problemas respiratórios.

Dicas para quem dorme com o cachorro na cama

Se manter o cachorro dormindo na cama é fundamental para você, é importante ficar atento a alguns cuidados. Eles ajudarão a manter a saúde e segurança de tanto da sua família quanto do seu pet.

Saiba mais!

  1. Mantenha a vacinação do seu bichinho de estimação sempre em dia;
  2. Não abra mão da troca da roupa de cama semanal ou até mesmo duas vezes por semana, se o cachorro soltar muito pelo;
  3. Caso o animal tente rosnar ou morder durante a noite quando você se mexer, é importante educá-lo com firmeza.
  4. O mesmo deverá ser feito se o cão tornar-se protetor com um dos ocupantes da cama ou com qualquer pessoa que se aproxime dela;
  5. Tenha cuidado extra com a proteção contra pulgas e carrapatos do animal;
  6. Lave sempre as patas do cachorro após os passeios;
  7. O pet também deve precisa ser vermifugado periodicamente e, é claro passar pela rotina de banho e tosa com a frequência adequada.

Gostou de entender se dormir com cachorro na cama faz mal e quais os cuidados necessários para que a prática não cause nenhum tipo de transtorno ao seu bem-estar?Então aproveite e faça agora mesmo o teste “

Seu quarto é um bom ambiente para dormir?” e descubra como você pode deixar esse espaço ainda mais adequado para uma boa noite de sono!

2 comments

Bom dia Solange, depende muito da saúde da sua cachorrinha, o mais indicado é entrar em contato com um veterinário para se informar melhor ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.