Dormir bem: 07 benefícios de uma noite bem dormida

Dormir bem: 07 benefícios de uma noite bem dormida

Ah, nada como uma boa noite de sono não é mesmo? Pois é, dormir bem traz uma série de benefícios para o nosso dia-a-dia e eles vão muito além de apenas deixar o corpo descansado.

Na verdade, quando você passa por um sono de qualidade, sua vida melhora tanto no quesito físico quanto emocional. Basicamente, você se torna uma pessoa mais feliz.

Mas, se você quer algo mais específico veio ao lugar certo: neste artigo você irá conhecer os 07 principais benefícios de uma noite bem dormida.

Benefícios de uma noite bem dormida: Coração saudável

Um dos principais benefícios de quem dorme direito é desfrutar de um coração mais saudável, se comparado com quem passa por péssimas noite de sono.

Uma noite mal dormida libera uma série de hormônios que agem comprimindo as artérias e criando um quadro de hipertensão, que pode se desenvolver em arritmia e até mesmo um infarto.

Porém, ao dormir bem, seu corpo regula os impulsos elétricos que ditam seu batimento cardíaco. Dessa maneira o coração funciona regularmente e se torna um órgão mais saudável.

Benefícios de uma noite bem dormida: Ficar em forma

Se você deseja perder alguns quilinhos, dormir é a melhor maneira de fazer isso. Afinal de contas, como vimos neste artigo aqui é possível sim emagrecer dormindo.

Por outro lado, dormir mal fará com que você ganhe peso e corra o risco de desenvolver diabetes. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para quem deseja manter o corpo em dia!

Benefícios de uma noite bem dormida: Evitar acidentes

Um estudo realizado pelo Detran e depois corroborado por duas pesquisas semelhantes (uma no México e outra nos EUA) comprovou que dormir bem evita acidentes.

Isso porque, pessoas que passaram por privações de sono tem até 04x mais chances de sofrer um acidente enquanto dirigem.

O mesmo comprovou que os melhores motoristas são aqueles que dormem, 08 horas ou mais toda noite. Enquanto os piores motoristas são aqueles que costumam dormir apenas 05 horas diárias.

Leia também: Dormir mal: 04 efeitos que uma noite mal dormida faz com você

Benefícios de uma noite bem dormida: Adeus doenças

Enquanto você dorme e está em repouso o corpo produz uma quantidade maior de células e proteínas do sistema imunológico.

Por isso, quando estamos doentes ou com um pequeno resfriado, os médicos sempre nos mandam repousar (isso de fato ajuda a combater a doença).

Porém, se não dormimos direito ou passamos a noite em claro nosso corpo tende a desenvolver menos anticorpos.

Um estudo, inclusive, comprovou que pessoas que dormem mal todas as noites têm o efeito das vacinas de prevenção e combate a doenças reduzidos até pela metade.

Ou seja, se você tomou a vacina da gripe e mesmo assim está gripado… Será que suas noites de sono têm sido realmente boas?

Benefícios de uma noite bem dormida: Produtividade

Após uma boa noite de sono o seu corpo irá acordar mais disposto e com o cérebro trabalhando intensamente, o que lhe ajudará a manter a concentração por mais tempo.

Isso melhora a sua memória de curto prazo e ainda dá um upgrade na sua produtividade, tanto no trabalho quanto nos estudos

Benefícios de uma noite bem dormida: Bom humor

Nada nos deixa mais feliz do que uma boa noite de sono e isso é comprovado cientificamente…

Dormir bem libera uma série de hormônios que nos fazem encarar a vida com mais leveza e alegria.

Sabe aquela pessoa superpositiva e que sempre acredita que tudo vai dar certo? Talvez ela seja somente uma felizarda que consegue dormir bem todas as noites.

E se você acha que a vida tem ficado sem graça, que a humanidade não presta e que as pessoas são cansativas demais: experimente dormir melhor, talvez seja somente o seu mal humor despontando por falta de sono.

Benefícios de uma noite bem dormida: Diminui as dores de cabeça

Dores de cabeça frequentes, bem como dores no corpo podem ser sinais de estresse devido a insônia.

E a melhor maneira de combater isso é dormindo melhor…

Quando você dorme bem o corpo relaxa mais e a tensão vai embora durante a madrugada, no outro dia tanto as dores de cabeça quanto as dores no corpo tendem a parar.

Conclusão

Como vimos, dormir bem gera resultados positivos em todas áreas da sua vida. Por isso, clique aqui e saiba como atingir a fase REM do sono com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.