Dormir 6 horas por dia: pouco ou suficiente para você?

Dormir 6 horas por dia: pouco ou suficiente para você?

Dormir 6 horas por dia é um verdadeiro sonho de consumo para grande parte da população brasileira.

Para outros, porém, é um pesadelo, porque percebem que precisam de mais horas de sono para se sentirem bem no dia seguinte.

Seja qual for o caso, o fato é que está comprovado que nosso organismo precisa de uma quantidade de horas mínima de sono por dia.

Afinal, o sono acontece em ciclos, e cada um leva certo tempo para ser completado.

Veja neste artigo o que acontece com quem dorme menos de 6 horas e se essa é realmente a quantidade ideal para um sono reparador.

Dormir 6 horas por dia faz mal à saúde?

Dormir 6 horas por dia não necessariamente faz mal à saúde.

Na verdade, esse é o limite mínimo aceitável para uma pessoa adulta, segundo uma pesquisa publicada na revista Annals of Behavioral Medicine.

Cabe destacar que o número de horas diárias de sono é algo relativo, que varia de pessoa para pessoa e também depende da idade e outros fatores físicos.

Em geral, a medicina recomenda que adultos a partir de 18 anos durmam entre 7 e 8 horas por dia.

Na impossibilidade prática de dormir por esse período, 6 horas podem ser consideradas suficientes, desde que o organismo continue respondendo bem.

Possíveis efeitos das 6 horas de sono

O problema está em dormir menos de 6 horas.

Pessoas que estão nesse grupo estão expostas a uma série de problemas de saúde e cognitivos associados à privação de sono.

No estudo que mencionamos anteriormente, os efeitos na parte mental e emocional foram notados desde a primeira noite de pouco sono registrada pelos pesquisadores entre os participantes dos testes.

Irritabilidade, dores, problemas respiratórios e distúrbios gastrointestinais foram alguns dos sintomas depois de 6 dias dormindo menos de 6 horas por dia.

Depois dos testes, os pesquisadores concluíram que apenas uma noite de pouco sono é suficiente para afetar a capacidade cognitiva e o equilíbrio emocional.

Por outro lado, os efeitos prejudiciais da falta de sono podem ser recuperados, desde que a pessoa volte a dormir no mínimo 6 horas por dia.

Como acostumar a dormir 6 horas por dia

Dormir bem, assim como alimentar-se bem, é uma questão de hábitos.

É por essa razão que existe a higiene do sono, um conjunto de medidas pelas quais você cria as condições ideais para dormir bem.

É parecido com a higiene bucal, que quando negligenciada, tem como consequência direta problemas como cáries, dentes amarelados e gengivite, entre outros.

No caso do sono, já vimos que os riscos também são grandes.

Confira algumas dicas para acostumar a dormir a quantidade de horas recomendada pela ciência:

Maxflex ajuda você a dormir bem todo dia

Mas também não adianta dormir mais do que 6 horas por dia se o colchão fizer você acordar se sentindo ainda pior.

Os da Maxflex são desenvolvidos em diversos tamanhos, com a mais moderna tecnologia, para que você durma melhor, seja quais forem as suas medidas.

Encontre seu colchão ideal com a Maxflex e tenha um sono tranquilo e reparador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.