Dor de cabeça ao acordar pode ser sinal de apneia?

Dor de cabeça ao acordar pode ser sinal de apneia?

Existem alguns sintomas que indicam apneia, como ronco, irritabilidade e cansaço demasiado, mas, dor de cabeça ao acordar pode ser um dos principais sinais, mostrando que devemos sempre estar atentos à esses sinais.

Todos esses sintomas podem trazer falta de concentração como consequência, pois quando temos alguma dificuldade para dormir, podemos sentir vários efeitos negativos em nosso comportamento.

Neste artigo vamos entender porque dor de cabeça ao acordar pode ser sinal de apneia e como identificar. Confira!

Por que sentimos dor de cabeça ao acordar?

Quando passamos por noites mal dormidas, podemos sentir alguns sintomas que servem como sinalizadores, como a dor de cabeça ao acordar. Para identificá-los devemos sempre estar atentos aos sinais que nosso corpo dá, dizendo que existe algo de errado.

Segundos alguns especialistas, um sono que não é bem aproveitado e passa por interrupções, como pessoas que possuem apneia do sono, está associado às dores de cabeça leves ou intensas.

Uma noite de sono bem dormida é capaz de restaurar todo o corpo e aliviar sintomas como dores de cabeça intensas, tornando o diagnóstico e o tratamento certo para a apneia essencial. 

Principais sintomas da apneia do sono

Geralmente, pessoas que possuem apneia do sono costumam ter vários sintomas que indicam esse distúrbio. Mas sempre existe um, dentre vários sintomas, que costuma se destacar.

  • Obstrução das vias respiratórias é uma de suas principais características
  • Dor de cabeça ao despertar 
  • Cansaço excessivo e extrema sonolência durante o dia
  • Dificuldade de concentração nas atividades diárias
  • Ronco ao dormir
  • Algumas mudanças de humor
  • Aumento da pressão arterial
  • Engasgar durante a noite, enquanto dorme
  • Nas crianças, esse distúrbio pode apresentar agitação e hiperatividade
  • Vontade de urinar durante a noite, fazendo com que a pessoa desperte e se levanta algumas vezes
  • Apresentar cansaço e fraqueza ao despertar ou à noite, antes de dormir

Esses sintomas podem tornar as atividades diárias mais difíceis de serem realizadas, fazendo com que a realização do tratamento seja muito importante.

Geralmente, dentre os sintomas citados, o que pode aparecer com mais frequência é a dor de cabeça ao acordar, já que os sintomas que aparecem enquanto dormimos são difíceis de serem identificados.

Como é realizado o tratamento da apneia do sono?

Quando começamos a apresentar alguns sintomas, como dor de cabeça ao acordar, é a hora de pensar em procurar um especialista para identificar a causa e iniciar um tratamento.

Para que seja identificado algum distúrbio de sono, como a apneia, deve-se atentar aos sintomas e realizar alguns exames para que dê início ao tratamento.

Um dos exames principais é a polissonografia, que é responsável pelo monitoramento do sono, para colher algumas informações essenciais para realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento necessário para acabar com o distúrbio do sono e seus sintomas.

Um dos principais tratamentos, que se dá de maneira muito eficaz, é o uso de um dispositivo que faz com que o ar seja enviado com certa frequência, em um fluxo contínuo para as vias aéreas.

A apneia é um distúrbio de sono que costuma atingir pessoas de todas as idades e, em cada uma delas, pode apresentar um sintoma diferenciado.

Por isso, é muito importante se atentar aos sinais que o corpo costuma a dar, para dar início ao tratamento e se ver livre dos sintomas.

Sinais como dor de cabeça ao acordar podem estar associados à apneia. Então, se você possui este sintoma, procure seu médico e realize seus exames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.