Doenças Cardíacas E A Saúde Do Sono

Doenças Cardíacas E A Saúde Do Sono

Doenças cardíacas e a saúde do sono têm muito em comum, mas você sabe por quê? Que a falta de um sono de qualidade pode trazer vários problemas para saúde mental e física, já não é novidade e todos sabem.

Mas a falta de sono de qualidade pode também contribuir para doenças cardíacas graves, que podem inclusive levar à morte. 

Por isso, é importante estar bem informado e saber cultivar os bons hábitos na hora de dormir. Então, nesse artigo te explicaremos qual a relação entre doenças cardíacas e a saúde do sono, e daremos algumas dicas de como ter um sono de maior qualidade, para evitar problemas. 

Doenças cardíacas e a saúde do sono: Entenda a relação. 

Como vimos acima, já não é novidade que uma noite de sono mal dormida não faz bem a ninguém, e inclusive traz vários problemas para saúde mental e física. Porém, é uma novidade para a maioria das pessoas que a falta de sono de qualidade pode também afetar a sua saúde cardíaca, e causar problemas sérios. 

A verdade é que, dormir pouco causa doenças cardiovasculares, mas por que isso acontece? 

Isso acontece porque é durante o sono que o nosso corpo entende que é o momento de descansar e regenerar suas funções para encarar um novo dia. Assim, o seu fluxo sanguíneo desacelera, também abaixando sua pressão arterial. Enquanto isso, seu cérebro faz o trabalho de redução de toxinas, responsáveis por recuperar o sistema cardíaco.

Quando uma pessoa não respeita as horas de sono mínimas para essa manutenção, vários problemas podem derivar disso, entre eles, os cardiovasculares. A relação de doenças cardíacas e a saúde do sono foram descobertas recentemente, mas é preciso  estar atualizado e ter sempre cuidado. 

Como ter um sono com mais qualidade? 

Agora que você já sabe a relação entre doenças cardíacas e a saúde do sono, deve estar se perguntando como pode melhorar a qualidade do seu sono, para não precisar lidar com problemas cardiovasculares. 

Então, pensando nisso, vamos te dar algumas dicas básicas e fáceis de praticar, para melhorar a qualidade de seu sono, e consequentemente evitar doenças cardíacas. 

Alimentação leve 

Uma alimentação leve após as 18h vai contribuir para um sono tranquilo e de qualidade. Isso porque uma alimentação pesada e rica em açúcar e gordura, vai demandar muito do seu corpo para fazer a digestão. 

Sem eletrônicos! 

É recomendado que se desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos 1h antes de ir se deitar, já que os mesmos podem causar uma confusão em seu sistema nervoso, que pode interpretar que ainda não é hora de dormir. 

Rotina 

Nada é mais eficaz do que uma rotina bem estabelecida antes de dormir. Dormir todos os dias no mesmo horário vai fazer com que você consiga pegar no sono mais facilmente, e não acorde durante a noite. 

Colchão 

Um colchão de qualidade também é importante para a manutenção do seu sono, e a falta dele pode causar vários problemas para se ter uma noite tranquila e agradável. 

Mude seus hábitos! 

Como vimos, uma noite de sono mal dormida podem causar vários problemas que não são brincadeiras! Por isso, é importante que você cultive os bons hábitos na hora de dormir, e se proteja desses males. 

Sabendo qual a relação de doenças cardíacas e a saúde do sono, agora mais do que nunca é hora de se cuidar e mudar seus hábitos, para que tenha uma maior qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.