Descubra quais são as fases do sono e o que ocorre em cada uma delas

Descubra quais são as fases do sono e o que ocorre em cada uma delas

Você pode nem imaginar, mas seu sono não é o mesmo ao longo da noite. O período de descanso é dividido em 4 fases do sono, com características bem distintas entre elas.

Para que você entenda melhor o que acontece com o seu corpo em cada uma das fases do sono, preparamos o artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é sono?

Antes de entender as fases do sono, é importante entender melhor o conceito de sono. De acordo com o Instituto do Sono, trata-se de uma condição transitória e reversível, que se alterna com o estado de vigília – na qual o organismo está desperto – e que está dividido em fases. Essas fases acontecem de maneira cíclica. Em geral, um indivíduo normal passa por 4 a 6 ciclos por noite. Mas afinal, o que acontece em cada uma delas? É o que você vai descobrir agora!

Conheça as fases do sono

1. Primeira fase do sono não-REM (NREM 1)

Com duração média de 1 a 7 minutos no primeiro ciclo, a primeira fase do sono não-rem é uma espécie de transição entre o estado de alerta e o sono leve. Facilmente interrompida por estímulos externos, a NREM 1 é caracterizada por movimentos longos e lentos dos olhos e pela diminuição da atividade muscular. É comum sofrer espasmos involuntários acompanhados da sensação de estar caindo e, em alguns casos, ter as chamadas alucinações hipnagógicas, em que a pessoa tem a impressão de ver luzes e ouvir sons e vozes.  

2. Segunda fase do sono não-REM (NREM 2)

Na segunda fase do sono não-REM, a atividade cerebral desacelera e o despertar só acontece quando há estímulos externos mais fortes. Durante esse período, cuja duração aproximada é de 10 a 25 minutos no primeiro ciclo, aumentando a cada reinício, os olhos praticamente param de se movimentar. É também durante a NREM 2 que o cérebro transfere informações importantes para a memória de longo prazo.  

3. Terceira fase do sono não-REM (NREM 3)

Também chamada de sono profundo, a terceira fase do sono não-REM tem duração média de 20 a 40 minutos no primeiro ciclo. A movimentação dos olhos e a atividade cerebral é mínima, e somente fortes estímulos externos são capazes de interromper o sono. Em geral, quem é despertado durante a NREM 3 sente-se desorientado e sonolento por diversos minutos. É nessa fase do sono que aqueles que sofrem de sonambulismo falam ou se movimentam.  

4. Fase REM do sono (Rapid Eye Movement)

Com duração média de 1 a 5 minutos no primeiro ciclo, aumentando progressivamente, a fase REM do sono é caracterizada pelos movimentos extremamente rápidos e desordenados dos olhos e atividade cerebral intensa e aleatória. A respiração, pressão e frequência cardíaca se intensificam, enquanto o relaxamento muscular se torna ainda mais profundo. É nessa fase do sono que acontecem os sonhos mais vívidos. Por isso, pessoas que são despertadas durante a fase REM do sono tendem a se lembrar com clareza daquilo que estavam sonhando. —- E então, gostou de saber mais sobre as fases do sono? Se você quer dicas para dormir melhor, acesse agora mesmo o blog da Maxflex e veja o conteúdo que preparamos para ajudar você a ter uma noite de sono tranquila e repousante!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.