Desafio Maxflex – Metas de sono para o seu mês de março

Desafio Maxflex – Metas de sono para o seu mês de março

Em março é comemorado o dia mundial do sono e nós preparamos algumas metas semanais que vão ajudar você a dormir melhor a partir deste mês. Confira!

Existem muitos fatores que influenciam a forma como dormimos – algumas coisas que não podemos mudar (como nossos cronotipos), algumas coisas que podemos (a quantidade de cafeína que bebemos). 

E, justamente por sabermos sobre a importância de conscientizar as pessoas para dormir melhor, resolvemos incentivar o sono de qualidade através de pequenos passos simples durante quatro semanas que vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor. Vamos nessa?

META DE SONO DA SEMANA 1

Vou reduzir o tempo de tela tendo uma hora de atividades relaxantes sem tela todas as noites durante sete dias

Já não é segredo nenhum que o tempo de tela pode afetar nosso sono. Não se trata apenas do impacto da luz azul, a maioria das atividades para as quais usamos nossos dispositivos pode nos manter acordados e alertas, o que não queremos fazer na hora de dormir. Tente desligar todas as telas no mínimo 1 hora antes de dormir e faça isso durante toda a semana. 

Faça um esforço consciente para colocar seu telefone fora do alcance ou da vista para não ficar tentado a pegá-lo novamente. Nesta hora, opte por fazer algo relaxante como ler, ouvir música ou tomar um banho quente.

META DE SONO DA SEMANA 2

Vou tentar acordar mais ou menos na mesma hora todos os dias durante uma semana inteira, incluindo fins de semana!

Você sabia que um horário regular para acordar pode fortalecer seu ritmo circadiano tornando o sono mais fácil? Para a segunda meta de sono, pedimos que você defina um horário para acordar e cumpra-o durante toda a semana. Acredite, nosso corpo prospera na rotina! =)

META DE SONO DA SEMANA 3

Vou tentar parar de beber qualquer bebida com cafeína depois das 14h por sete dias.

Embora existam diferenças individuais significativas em como a cafeína afeta cada um de nós, reserve um tempo suficiente entre a última ingestão de cafeína e o sono (cerca de oito horas) para garantir que isso não interfira na sua capacidade de adormecer. Acha que consegue cumprir esse desafio? 

META DE SONO DA SEMANA 4

Vou garantir que o ambiente do meu quarto seja fresco, silencioso, escuro, sem bagunça e com uma cama confortável

Crie um ambiente confortável para dormir. 

Seu quarto deve ser fresco, silencioso, escuro e ter uma cama confortável, de preferência com não mais de sete anos. Um quarto deve ser reservado para descanso e sono e livre de distrações. Qualquer coisa divertida ou relacionada ao trabalho, como TVs, computadores e tablets, consoles de jogos e telefones celulares, devem ser desligados ou, melhor ainda, banidos do quarto!

Você pode descobrir que essas metas não são adequadas para você, por exemplo, talvez você não beba cafeína ou já desligue as telas uma hora antes de dormir. Se for esse o caso, aqui estão algumas outras metas que você mesmo pode definir. Fique com eles por uma semana e veja se você percebe alguma mudança em seu sono.

VOU REMOVER OU ESCONDER O RELÓGIO DO QUARTO:

É comum olhar o relógio quando estamos acordados à noite. Para alguns de nós, isso pode aumentar nossos níveis de ansiedade e nos impedir ainda mais de cair no sono. Não é necessário remover o relógio, pois, por exemplo, algumas pessoas confiam em seus despertadores para acordá-los pela manhã, mas ter o relógio fora de vista ajudará a reduzir a ansiedade do sono.

VOU EVITAR O ÁLCOOL POR UMA SEMANA

Embora o álcool seja um sedativo, ele pode ter um impacto significativo na qualidade e na quantidade do seu sono. Nosso sono tende a se tornar frágil e leve quando bebemos muito álcool à noite e pode levar a muitos despertares no final da noite e a sensação de não estar revigorado durante o dia.

VOU TENTAR SER ATIVO EM TRÊS OCASIÕES AO LONGO DE UM PERÍODO DE SETE DIAS

Se você normalmente caminha três vezes, aumente para uma caminhada mais rápida ou até mesmo para uma corrida. As pessoas que se exercitam regularmente tendem a dormir melhor. Liberar a tensão reprimida por meio de exercícios também é altamente benéfico, ajudando a banir o estresse antes de dormir.

VOU TENTAR ESCREVER QUAISQUER PREOCUPAÇÕES, PENSAMENTOS OU UMA LISTA DE TAREFAS ANTES DE DORMIR

Estresse e ansiedade são as razões mais comuns pelas quais as pessoas não dormem bem. Quando você começa a sentir preocupação, ansiedade ou frustração, isso envia seu corpo em uma resposta de “lutar ou fugir” – sua mente pode começar a disparar, sua frequência cardíaca aumenta e sua pressão arterial aumenta. Lide com as preocupações ou uma carga de trabalho pesada fazendo listas de coisas a serem resolvidas no dia seguinte – pode ajudar a sentir que você descarregou!

E aí, acha que você está apto a cumprir quantas metas deste desafio? Defina os desafios do seu mês e depois nos conte como você se saiu. Combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.