Curiosidade: conheça 10 alimentos que te ajudam a dormir melhor!

Curiosidade: conheça 10 alimentos que te ajudam a dormir melhor!

Muitas vezes, a chave para uma boa noite de sono pode estar muito mais perto do que você imagina, na cozinha de casa. Adotar uma dieta equilibrada, além de garantir que o organismo receba os nutrientes que necessita para manter-se saudável, pode ajudar você a dormir melhor. Isso porque alguns alimentos são fontes de vitaminas e nutrientes que ajudam a relaxar e regulam a produção dos hormônios responsáveis pela indução do sono. Ficou interessado em ganhar mais qualidade de vida de maneira natural? Então, saiba quais são os alimentos que ajudam a dormir melhor e inclua-os agora mesmo em seu cardápio para poder desfrutar de noites de sono tranquilas!

Conheça os 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

1. Aveia

Além de regular o intestino e aumentar a saciedade, a aveia é uma fonte natural de melatonina, hormônio que ajuda a induzir o sono, e pode ser incluída na ceia ou no jantar para ajudar a garantir noites de sono mais tranquilas. 

2. Batata doce

Mais conhecida pela sua onipresença no cardápio da turma fitness, a batata doce também está na lista dos alimentos que ajudam a dormir melhor por ser rica em potássio, magnésio e cálcio, que ajudam a relaxar.  

3. Chá de camomila

Um clássico para quem precisa de uma ajuda extra para pegar no sono, o chá de camomila, além de auxiliar na hidratação do corpo, ajuda a trazer aquela sensação de calmaria e tranquilidade tão necessária para dormir bem.  

4. Cereja

Além de deliciosa, a cereja é rica em melatonina e, por isso, integra a lista dos alimentos que te ajudam a dormir melhor. É uma excelente opção para ceia, já que além de contribuir para uma boa noite de sono, não pesa no estômago.  

5. Leite

Nossas avós estavam certas: um copo de leite morno antes de dormir colabora para que você pegue no sono mais rapidamente. Isso porque a bebida é rica em cálcio, mineral essencial para o processamento de hormônios que nos ajudam no processo, como o triptofano e a melatonina.  

6. Mel

Além de ser mais saudável que o açúcar branco, o mel estimula e facilita a absorção do triptofano, aminoácido que dá origem à serotonina, o hormônio que regula funções como o sono e o humor. Que tal usá-lo para adoçar o leite morno antes de dormir?  

7. Couve

O vegetal de folha escura é rico em magnésio, mineral que contribui para o relaxamento dos músculos e oferece um efeito calmante fundamental para uma boa noite de sono. Outra vantagem de incluir a couve no seu cardápio é que ela é anti-inflamatória e auxilia na manutenção da saúde dos ossos.  

8. Grão-de-bico

A leguminosa é um dos alimentos que ajudam a dormir melhor porque é rica em vitamina B6, que atua na produção de serotonina. Versátil, o grão-de-bico pode ser utilizado em uma série de receitas como homus, salada e até hambúrguer vegano.  

9. Chocolate amargo

Sim! Se o que faltava era uma desculpa para consumir chocolate, aí está. Outro alimento que atua na produção de serotonina, o chocolate amargo, em pequenas quantidades, pode auxiliar quem está em busca de uma boa noite de sono. Só não vale exagerar!  

10. Banana

O magnésio, o potássio e a vitamina B6 presentes na fruta fazem dela um ótimo alimento para quem quer dormir bem, já que ajudam a relaxar. Ideal para consumir na ceia, seja acompanhada de aveia, mel ou pura. –

– 

Gostou de saber mais sobre alimentos que te ajudam a dormir melhor? Então que tal ler outros artigos do nosso blog? Lá você vai encontrar muitas outras dicas para ter noites tranquilas e ganhar mais saúde qualidade de vida!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.