Conheça os principais distúrbios do sono e saiba como preveni-los

Conheça os principais distúrbios do sono e saiba como preveni-los

Você tem dificuldade para dormir e despertar, passa noites em claro, adormece em momentos inapropriados ou, então, se pudesse, ficaria o dia todo na cama? Se a resposta for positiva, saiba que esses são somente alguns dos sintomas mais corriqueiros de quem sofre algum dos principais distúrbios do sono. Como o próprio nome já diz, distúrbios do sono são as dificuldades relacionadas ao sono, que podem desencadear diversos problemas de saúde, assim como prejudicar a qualidade de vida. Hoje já foram identificados mais de 100 tipos de distúrbios do sono, agrupados em quatro categorias distintas. Eles podem ser facilmente tratados, desde que com acompanhamento profissional. Veja quais são essas categorias!  

As 4 categorias dos distúrbios do sono

1 – Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo

A insônia é um dos distúrbios do sono mais conhecidos e tem como sintomas a dificuldade em dormir e conseguir manter o sono intermitente. Ela pode ter episódios transitórios, durar algumas semanas ou então se tornar crônica. Há diversos fatores vinculados à insônia, como:

  • Depressão;
  • Ansiedade ou estresse;
  • Ambientes com excesso de barulho ou luminosidade;
  • Consumo de bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Cochilos ao longo do dia;
  • Deitar-se cedo demais;
  • Fumar ou usar outras drogas.

2 – Dificuldade em permanecer acordado

Esse distúrbio do sono é chamado de sonolência excessiva ou hipersônia, e pode induzir a pessoa a dormir várias vezes ao longo do dia e por longo período. As causas podem ser:

  • Depressão;
  • Longa jornada de trabalho ou estudo, gerando cansaço extremo;
  • Apneia do sono;
  • Síndrome das pernas inquietas.

3 – Problemas para manter uma rotina de sono

É um distúrbio do sono que pode ser causado por problemas externos, como mudanças constantes de fuso horário e trabalhos em escalas de turnos alternados, incluindo de madrugada. Dessa forma, a pessoa não consegue manter um padrão normal no horário em que deita e que acorda.  

4 – Comportamentos anormais durante o sono

Esse distúrbio do sono é chamado de parassonia e trata-se de ações que ocorrem ao longo da noite que perturbam na qualidade do descanso. Destacam-se:

  • Sonambulismo, em que a pessoa pode falar, levantar da cama e caminhar pela casa;
  • Terror noturno, cujas manifestações ocorrem devido ao medo intenso durante o sono;
  • Distúrbio comportamental do sono REM, no qual a pessoa pode chegar a machucar quem está dormindo ao seu lado por representar as ações do seu sonho. 

Como prevenir distúrbios do sono

Os principais distúrbios do sono podem ser prevenidos através de algumas modificações nos hábitos noturnos. São grandes aliados para uma noite bem dormida:

  1. Evitar ficar muitas horas em frente à TV, principalmente quando passar do horário que normalmente se pega no sono;
  2. Praticar exercícios físicos;
  3. Adotar uma alimentação saudável.

Bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas são extremamente estimulantes, então podem prejudicar na qualidade da noite. Evite-as. Ao aparecimento de qualquer um dos sintomas dos principais distúrbios do sono, é importante que um médico seja procurado para a realização do tratamento adequado. Lembre-se, ainda, que um colchão confortável e ergonômico é fundamental para proporcionar que o corpo relaxe plenamente.   — Gostou de conhecer mais os distúrbios do sono e como preveni-los? Acesse o nosso blog e veja mais dicas de como ter uma ótima noite de sono.  

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