Como ter uma boa noite de sono com a luminosidade ideal no ambiente

Como ter uma boa noite de sono com a luminosidade ideal no ambiente

Dormir bem é essencial para nosso bem-estar físico e emocional. Por isso, é importante criar o ambiente perfeito para um descanso tranquilo. Se você quer garantir uma boa noite de sono, precisa estar atento à luminosidade do seu quarto. Muitas vezes, mudanças simples na iluminação podem fazer toda a diferença na hora de dormir e garantir mais qualidade de vida para você e sua família. Ficou interessado? Então conheça nossas dicas e crie um ambiente com a luminosidade ideal para as suas noites de descanso. Boa leitura e bons sonhos!  

Como ter uma boa noite de sono em 3 passos

1. Mantenha o quarto completamente escuro

Se a ideia é ter uma boa noite de sono, a ausência total de luz é a condição ideal. Dormir em um ambiente sem luminosidade estimula a produção de melatonina. Esse hormônio é produzido na glândula pineal do cérebro, regula os ciclos do sono e avisa o corpo que chegou o momento de desacelerar. Por isso, evite manter luzes acesas no quarto quando for dormir e certifique-se de que o ambiente esteja realmente escuro, a ponto de impossibilitar que você enxergue a sua mão quando colocada na frente do rosto. Uma boa ideia é investir em cortinas blackout ou, se não for possível, em máscaras para dormir, que auxiliam bastante na diminuição da incidência de luz.  

2. Aposte em iluminação artificial adequada

Você até deixa o quarto escuro para ter uma boa noite de sono, mas quando desperta durante a noite, acaba acendendo a luz para se locomover e tem dificuldades para adormecer novamente? Nesse caso, alguns ajustes simples podem resolver o problema. Para evitar que o seu descanso seja interrompido de maneira brusca, aposte na luz amarela. Quando posicionada de forma indireta e com baixa intensidade, ela garante sua segurança sem provocar o despertamento completo. Já quem, apesar das tentativas, não consegue dormir em um quarto completamente escuro, pode lançar mão da luz vermelha, que além de não afetar a visão noturna, não interfere de maneira substancial na produção de melatonina.  

3. Evite a luz azul

A luz azul emitida por aparelhos eletrônicos, como tablet, celular e televisão, inibe a produção de melatonina e transmite ao cérebro a informação de que ainda há luminosidade disponível e, por isso, é importante ficar alerta. Logo, se você quer ter uma boa noite de sono, o ideal é evitar o uso desses aparelhos por, no mínimo, 90 minutos antes de dormir. Caso seja impossível ficar sem utilizar o computador à noite, é possível diminuir o problema utilizando programas ou filtros que alterem a luminosidade da tela do tradicional azul para uma cor alaranjada, que não prejudica a produção do hormônio. Outra dica importante para quem trabalha à noite e não pode abrir mão do uso de eletrônicos nesse período é inverter a polaridade do computador. Utilizar a tela preta com letras brancas também ajuda a minimizar os efeitos da luz azul no organismo. 

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Gostou de entender como um ambiente com a luminosidade adequada pode ajudar você a ter uma boa noite de sono? Se você quiser mais dicas para garantir um descanso tranquilo, acesse agora mesmo o blog da Maxflex!    

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