Como a prática de exercícios afeta o sono?

Como a prática de exercícios afeta o sono?

Você sabia que a prática de atividade física está interligada com a qualidade do seu sono? Entenda como isso funciona e melhore suas noites!

Você tem dificuldade para dormir? Quando consegue dormir, acaba acordando várias vezes durante a noite e sente que amanhece mais cansado ainda? 

Saiba que isso é um problema que muita gente enfrenta, e que a solução para ele pode ser mais simples do que você pensa! 

Sem remédios “mágicos” que prometem te curar dos seus problemas noturnos, não. A resposta é praticar exercícios físicos. Vem entender mais com a Maxflex!

Como praticar exercícios ajuda a dormir melhor?

Bem, explicando de uma forma bem básica: o sono é o momento em que nosso corpo e cérebro descansa. Depois de praticar exercícios, ficamos mais cansados, e, consequentemente, dormimos melhor. 

Ainda não se sabe dizer exatamente qual é a ligação entre a prática de atividade física e a melhora na qualidade do sono, mas em algo todos os estudiosos concordam: ela está lá. 

Um estudo foi realizado pelo National Sleep Fundation, nos Estados Unidos, em 2013. Nele, mil adultos entre 23 e 60 anos de idade, foram divididos em 4 grupos de acordo com a prática de exercício físico (não pratica e prática leve, moderada ou intensa).

O resultado? 67% das pessoas que se exercitavam diziam ter dormido bem, contra apenas 39% das pessoas que não o faziam. 

De acordo com o centro de medicina do sono John Hopkins, também localizado nos EUA, é possível ver a relação entre prática de exercício aeróbico moderado, como corridas e pedaladas, por exemplo, e aumento da quantidade de sono profundo que você tem. 

Isso é muito importante para a sua saúde, já que esse período do sono ajuda a melhorar sua imunidade.

Qual é o melhor horário para praticar exercícios?

O consenso entre os especialistas é que o melhor horário para a prática de atividade física, quando o objetivo é a melhora na qualidade do sono, é durante a manhã. 

Isso porque, quando praticamos exercícios, obrigatoriamente, alguns processos acontecem em nosso corpo. 

Um deles é a liberação da endorfina, também chamado como hormônio da felicidade. Além da sensação de bem-estar que ela traz, ela pode fazer com que você se sinta mais alerta e acordado.

Outra mudança que se exercitar traz para o corpo é aumento da temperatura corporal. Isso sinaliza ao nosso relógio biológico que é a hora de acordar. 

Leva cerca de 2 a 3 horas para o nosso corpo “voltar ao normal” depois de uma sessão de exercício. Portanto, se você precisa – ou prefere – se exercitar à noite, busque fazer isso 3 horas antes da hora de dormir, para evitar que isso atrapalhe seu sono.

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Como deu para ver, se exercitar pode ajudar muito na hora de dormir. Mas você sabia que o sono também ajuda na prática de exercícios? Confira em nosso blog post sobre o assunto!

Além da prática regular de exercícios físicos, outras dicas podem ajudar você a dormir melhor. Se afastar das telas antes de dormir, ter o travesseiro e colchão certo são algumas delas! 

Você conferir ainda mais dicas em nosso blog! Nos vemos na próxima. 

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