Você sabia que a prática de atividade física está interligada com a qualidade do seu sono? Entenda como isso funciona e melhore suas noites!
Você tem dificuldade para dormir? Quando consegue dormir, acaba acordando várias vezes durante a noite e sente que amanhece mais cansado ainda?
Saiba que isso é um problema que muita gente enfrenta, e que a solução para ele pode ser mais simples do que você pensa!
Sem remédios “mágicos” que prometem te curar dos seus problemas noturnos, não. A resposta é praticar exercícios físicos. Vem entender mais com a Maxflex!
Como praticar exercícios ajuda a dormir melhor?
Bem, explicando de uma forma bem básica: o sono é o momento em que nosso corpo e cérebro descansa. Depois de praticar exercícios, ficamos mais cansados, e, consequentemente, dormimos melhor.
Ainda não se sabe dizer exatamente qual é a ligação entre a prática de atividade física e a melhora na qualidade do sono, mas em algo todos os estudiosos concordam: ela está lá.
Um estudo foi realizado pelo National Sleep Fundation, nos Estados Unidos, em 2013. Nele, mil adultos entre 23 e 60 anos de idade, foram divididos em 4 grupos de acordo com a prática de exercício físico (não pratica e prática leve, moderada ou intensa).
O resultado? 67% das pessoas que se exercitavam diziam ter dormido bem, contra apenas 39% das pessoas que não o faziam.
De acordo com o centro de medicina do sono John Hopkins, também localizado nos EUA, é possível ver a relação entre a prática de exercício aeróbico moderado, como corridas e pedaladas, por exemplo, e o aumento da quantidade de sono profundo que você tem.
Isso é muito importante para a sua saúde, já que esse período do sono ajuda a melhorar sua imunidade.
Qual é o melhor horário para praticar exercícios?
O consenso entre os especialistas é que o melhor horário para a prática de atividade física, quando o objetivo é a melhora na qualidade do sono, é durante a manhã.
Isso porque, quando praticamos exercícios, obrigatoriamente, alguns processos acontecem em nosso corpo.
Um deles é a liberação da endorfina, também chamado como hormônio da felicidade. Além da sensação de bem-estar que ela traz, ela pode fazer com que você se sinta mais alerta e acordado.
Outra mudança que se exercitar traz para o corpo é o aumento da temperatura corporal. Isso sinaliza ao nosso relógio biológico que é a hora de acordar.
Leva cerca de 2 a 3 horas para o nosso corpo “voltar ao normal” depois de uma sessão de exercício. Portanto, se você precisa – ou prefere – se exercitar à noite, busque fazer isso 3 horas antes da hora de dormir, para evitar que isso atrapalhe seu sono.
_____________
Como deu para ver, se exercitar pode ajudar muito na hora de dormir. Mas você sabia que o sono também ajuda na prática de exercícios? Confira em nosso blog post sobre o assunto!
Além da prática regular de exercícios físicos, outras dicas podem ajudar você a dormir melhor. Se afastar das telas antes de dormir, ter o travesseiro e colchão certo são algumas delas!
Você conferir ainda mais dicas em nosso blog! Nos vemos na próxima.