Como o sono impacta sua produtividade no trabalho

Como o sono impacta sua produtividade no trabalho

Descubra como noites mal-dormidas podem impactar negativamente seu desempenho no trabalho!

Com o home office parte da nossa rotina durante a pandemia, a linha entre vida profissional e vida pessoal fica ainda mais tênue.

Muitos de nós acabamos fazendo um escritório improvisado em nossos quartos, ou, pior, trabalhamos direto da cama. Acabamos ficando disponíveis por muitas mais horas do que apenas o horário comercial, e virar as noites trabalhando pode se tornar um hábito.

Já fica bem claro que o trabalho pode afetar a qualidade do sono. Mas você sabia que o oposto também é válido?

O sono tem impacto na nossa produtividade?

Para responder rapidamente: sim. Ficar sem dormir traz diversos problemas para o nosso corpo e humor. Nós explicamos melhor como:

Ficar sem dormir faz mal para a cabeça

O que mais pode prejudicar a nossa produtividade no trabalho são aqueles sintomas que qualquer um que fica uma noite sem dormir já conhece bem. Fica muito mais difícil se concentrar, por mais que você se esforce ao máximo. 

Nossos processos cognitivos acabam ficando prejudicados, e até mesmo tomar decisões rapidamente é um desafio extra. Isso pode ir desde perder uma ligação importante por demora a reagir ou casos mais sérios, dependendo de que área você trabalha. 

Ah, e se você tem dificuldade em lembrar de reuniões que você mesmo marcou, ou tem que anotar tudo para ter certeza de que não vai esquecer, noites mal dormidas também podem ser as culpadas. Ficar sem dormir pode prejudicar tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo.

Em cima de tudo isso – lentidão ao reagir, dificuldade em se concentrar, perda de memória – noites mal dormidas também prejudicam o nosso humor. Quando estamos privados de sono, ficamos mais irritáveis, mais tristes e vulneráveis ao stress. A insônia também pode deixar o indivíduo mais suscetível a doenças como depressão e ansiedade.

Então, você acaba gerando um ciclo vicioso: você dorme mal, fica mais estressado no trabalho, leva o stress “para casa” e não consegue dormir de novo na noite seguinte. 

Ficar sem dormir custa dinheiro – para você e para sua empresa

De acordo com a Sleep Foundation, os problemas que surgem de noites mal dormidas, como diminuição da produtividade, motivação e até mesmo a saúde dos colaboradores, pode custar às empresas cerca de 1.900 dólares por colaborador anualmente.

Mas não são apenas as empresas que se beneficiam se você dormir melhor. De acordo com um estudo feito nos EUA, divulgado pelo jornal The Guardian, uma hora a mais de sono por semana pode causar um aumento de cerca de 5% no seu salário a longo prazo.

Ficar sem dormir pode te deixar doente – física e mentalmente

Já conversamos sobre como o sono afeta o nosso sistema imunológico. Para resumir, quem dorme menos, acaba ficando mais suscetível a doenças. Para entender mais, você pode conferir o nosso blog post sobre isso aqui!

___________
Viu como o sono é importante para a produtividade no trabalho? Para conferir dicas sobre como ter boas noites de sono, continue acessando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.