Como melhorar o sono: as 5 melhores dicas

Como melhorar o sono: as 5 melhores dicas

Como melhorar o sono quando ele não quer chegar de jeito nenhum ou, se vem, é agitado e curto?

Quem sofre de insônia ou tem dificuldade para dormir sabe a tortura que é.

Em geral, já se sabe que há costumes que favorecem um bom sono, enquanto outros são prejudiciais.

Continue lendo e saiba como driblar a falta de sono ou problemas para dormir bem adotando algumas medidas simples!

Como melhorar o sono à noite

Um bom sono depende de fatores externos e internos.

Os primeiros dizem respeito a elementos como ambiente, presença de ruídos, conforto da superfície em que dormimos, entre outros.

Já os fatores internos são aqueles que cabem exclusivamente a cada um de nós controlar.

Em ambos os casos, as dicas a seguir são práticas a serem adotadas diariamente.

Leia com atenção e diga adeus às noites maldormidas:

1. Modere o consumo de café

O maior vilão para quem está tentando voltar a dormir bem é o café à noite.

O consumo deveria ser proibido antes de dormir.

Há especialistas que recomendam a ingestão dele até, no máximo, 6 horas antes da hora de ir para a cama.

Por via das dúvidas, você pode aderir ao café descafeinado, que tem o mesmo sabor do café normal, mas sem os malefícios da cafeína.

2. Tome um banho antes de dormir

Além de ser uma prática de higiene das mais recomendadas, tomar banho pode ser também uma excelente forma de relaxar o corpo.

Dessa forma, ele é indicado para quem tem dificuldades em pegar no sono logo antes de se deitar.

Sempre vale lembrar do cuidado com a temperatura da água, já que banho quente demais pode ser prejudicial para os cabelos e para a pele.

3. Tenha disciplina com horários

De acordo com um estudo publicado na Scientific Reports, a qualidade do sono depende da regularidade com os horários.

Isso vale tanto para hora de ir para a cama quanto para a hora de acordar.

Mantendo a disciplina, você ajuda a regular seu ciclo circadiano, pelo qual o cérebro aprende a “desligar” e “ligar” sempre na hora certa.

4. Coloque uma música relaxante

Ainda que aparelhos eletrônicos, principalmente celulares, sejam considerados inimigos do sono, em certos casos eles podem ser úteis para dormir melhor.

Uma forma de usá-los para o bem é colocando, na hora de dormir, uma música relaxante ou um “ruído branco” para tocar, como o de chuva ou de ondas no mar.

5. Registre suas preocupações 

Quem nunca perdeu o sono depois de um dia agitado ou às vésperas de algum acontecimento cercado de expectativa, não é mesmo?

Para evitar que pensamentos assim tirem seu sono, anote em papel tudo que estiver povoando sua cabeça e as possíveis soluções a serem colocadas em prática no dia seguinte.

Melhorar a qualidade do sono também depende do colchão

Além de todas as dicas que mencionamos neste texto, é fundamental garantir também um colchão de qualidade e sob medida.

A Maxflex tem o colchão perfeito para melhorar a sua qualidade do sono, para que você durma mais horas e de maneira que seja sempre agradável estar deitado.

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