Como funciona a aromaterapia e como ela pode te ajudar a dormir melhor

Como funciona a aromaterapia e como ela pode te ajudar a dormir melhor

Você provavelmente já sentiu algum cheiro que trouxe imediatamente uma sensação de conforto, em geral associado a bons momentos da infância. Isso acontece porque temos uma  memória olfativa.Que os cheiros são capazes de despertar boas e más lembranças você já sabe, mas será que entende como funciona a aromaterapia? O método fitoterápico pode ser uma ótima alternativa para quem deseja um quarto mais agradável e noites de sono mais tranquilas. Saiba mais!

Como funciona a aromaterapia?

O termo aromaterapia surgiu na década de 1920, e é usado para designar uma técnica de que usa o aroma dos óleos essenciais para prevenir e tratar doenças psicossomáticas.

Embora estudos mais avançados sobre o assunto ainda estejam em andamento, já é possível afirmar que aromas realmente exercem influência nas pessoas, por exemplo:

  • Humor;
  • Nível de energia;
  • Capacidade de concentração;
  • Qualidade do sono.

Portanto, a aromaterapia pode ser utilizada como uma alternativa interessante para quem está em busca de noites de descanso mais tranquilas e quer tornar o quarto um ambiente mais aconchegante.

Como a aromaterapia deve ser aplicada?

A maneira mais comum de utilização da aromaterapia é por meio de difusores, que podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais.  Outra possibilidade é pingar algumas gotinhas do óleo essencial no travesseiro antes de dormir ou mesmo na roupa de cama.

Quais são os principais óleos essenciais para quem quer dormir melhor?

Mais do que buscar um aroma agradável ao olfato, a escolha dos óleos essenciais na aromaterapia deve ser realizada de acordo com os resultados que se pretende atingir. Para ter noites de sono mais tranquilas, considere:

Lavanda

Altamente relaxante, o aroma de lavanda está associado a diminuição da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, fatores importantes para uma boa noite de sono.

Alguns estudos revelam que pingar algumas gotinhas do óleo essencial de lavanda no travesseiro pode não só melhorar a qualidade do descanso como também atuar como coadjuvante no tratamento da insônia leve e na redução da ansiedade.

A inalação do óleo de lavanda também é uma alternativa interessante para facilitar o descanso de mulheres que ainda estão amamentando e não podem utilizar outras substâncias para induzir o sono.

Valeriana

Ingrediente bastante utilizado em chás para dormir, a valeriana também é uma ferramenta poderosa da aromaterapia para ajudar quem passa as noites rolando na cama sem conseguir descansar. Além de ajudar a dormir mais rápido, o óleo essencial de valeriana melhora a qualidade do sono, o que deixa você mais energizado e bem disposto no dia seguinte.

Bergamota ou mexerica

O óleo essencial da fruta tem propriedades calmantes e funciona como uma espécie de “aviso” para o seu corpo de que está na hora de dormir, porque ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Além disso, o óleo de bergamota/mexerica também atua na redução de quadros de ansiedade e estresse, o que também contribui para uma melhora na qualidade da sua noite de sono.

Gostou de saber como funciona a aromaterapia e como ela pode te ajudar a dormir melhor? Então aproveite para visitar nosso conteúdo sobre cromoterapia e deixe seu quarto ainda mais aconchegante!

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