Como escolher o colchão ideal para pessoas acima de 100 kg

Como escolher o colchão ideal para pessoas acima de 100 kg

Escolher um colchão não é uma tarefa rápida, tampouco simples. É preciso atenção e paciência até decidir qual a melhor opção, dentre tantas que existem no mercado. E isto pode parecer mais desafiador se você está acima do peso ou é obeso. Ainda mais que não existem modelos específicos no mercado para quem pesa mais de 150 quilos.

A princípio, as recomendações para que a escolha do colchão seja a mais acertada possível é a mesma para todos os tipos de biotipos: experimentar os modelos com paciência, no mínimo 10 minutos em cada posição que você custa dormir; se dormir acompanhado, leve seu  companheiro junto para escolherem o nível de conforto; verificar com quais materiais são feitos; estar atento a tabela de densidades; verificar o suporte de carga do molejo, conversar com o especialista do sono e tirar todas as dúvidas. 

O suporte deve ser adequado

Lembre-se que a base do colchão é tão importante quanto ele, pois deve ser resistente e formar um conjunto perfeito, no que diz respeito ao alívio de pressões e movimentos noturnos. Ainda mais, quando se trata de pessoas com mais peso, este suporte deve ser resistente e adequado. No geral, colchões mais firmes suportam mais o peso e afundam menos.   

Saiba a densidade ideal 

Solicite a tabela de densidades na hora da compra. Nela você encontra valores diferentes de acordo com cada biotipo (peso x altura). A densidade deve corresponder ao peso que a espuma do colchão deve suportar. Lembre-se:

  • Se o colchão for de molas verifique o suporte de carga do molejo.
  • Não se esqueça que a escolha deve sempre ser feita com base no usuário mais pesado.

Preste atenção na espessura 

Quanto mais pesada for uma pessoa, mais ela precisa de suporte ao dormir. Por isso a espessura do colchão deve ser adequada a resistir seu peso. Dormir em um colchão muito fino, muitas vezes resultará em problemas ocasionados pelos pontos de pressão que o corpo exerce, aumentando, assim, os problemas de dores musculares e articulações. Lembre-se: quanto mais espesso, mais suporte oferece. 

O ideal –  Látex 100% natural Esse tipo de material é o mais indicado e preferido por pessoas acima do peso, pois oferece o suporte e conforto dinâmico conforme a pressão realizada pelo usuário. É uma customização feita pela natureza! 

Considere a ventilação do colchão  O que é muito comum em pessoas acima do peso durante a noite é o calor gerado pelo excesso de massa corporal, fazendo com que a pessoa ou o casal sue mais, mesmo em dias mais frios, ocasionando assim umedecimento das roupas de cama e do próprio colchão. O ideal é que na hora de escolher o colchão seja verificado o quanto o modelo irá ventilar/respirar e não reter calor. O que vai melhor a qualidade de sono, evitando desconfortos noturnos, e aumentar a vida útil do colchão. Um exemplo de material que não retém calor é o látex 100% natural. Adequar a temperatura do quarto também ajuda muito na questão da transpiração.   

Tenha em mente estas dicas na hora de comprar seu colchão e, principalmente, não tenha vergonha na hora de ir até uma loja: lembre-se de que o especialista em sono está lá para auxiliá-lo, por isso pergunte, tire suas dúvidas, experimente vários modelos, peça explicações sobre densidade e materiais. Se você escolher errado, seu sono será comprometido e você estará prejudicando seu bem-estar e sua saúde. Inclusive, um dos problemas associados a má qualidade de sono é o aumento de peso e se você dorme mal, vai continuar nesse ciclo vicioso. Portanto, prese pela qualidade de seu sono, ela é primordial, independente do seu biotipo. 

Maxflex, referência nacional na indústria do conforto, possui uma série de modelos de colchões e sistemas de dormir que se adequam a diversos biotipos. Vá até uma de nossas lojas, conheça, experimente e escolha um de nossos modelos

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.