Como amenizar o calor no quarto? Confira essas 4 dicas

Como amenizar o calor no quarto? Confira essas 4 dicas

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, dormir torna-se uma tarefa bem mais complicada, e não é raro ficar rolando na cama de um lado para o outro sem conseguir descansar.

Nesses momentos, a vontade é instalar um ar condicionado bem potente e resolver o problema de vez. Como essa é não é uma solução nada barata, separamos 4 dicas de como amenizar o calor no quarto e garantir noites de sono mais tranquilas.

Boa leitura!

4 dicas de como amenizar o calor no quarto

1. Mantenha a cortina fechada ao longo do dia

Como a cortina funciona como uma barreira para a entrada da luz excessiva do sol no quarto, mantê-las fechadas ao longo do dia ajuda a evitar o aquecimento e deixa o ambiente mais fresco para quando você for descansar.

2. Deixe a brisa da noite entrar

Se a ideia é amenizar o calor no quarto, tão importante quanto deixar as cortinas fechadas ao longo do dia é abri-las de noite. Sim! Como a brisa nesse momento costuma ser mais fresca que durante o dia, mantenha as janelas e cortinas abertas para que o ar da noite possa circular com mais facilidade e ventilar o ambiente.

No entanto, não se esqueça de fechá-las antes do amanhecer, para evitar que a luz do sol atrapalhe o seu descanso e volte a aquecer o espaço.

3. Escolha roupas de cama adequadas para a estação

Para amenizar o calor no quarto e passar o verão bem mais confortável, fique atento às roupas de cama que você está utilizando. Prefira sempre aquelas de fibras naturais, como:

  • Algodão;
  • Linho;
  • Modal;
  • Bambu.

Esses tipos de tecidos, além de serem suaves ao toque, também ajudam a absorver a umidade e manter a cama mais confortável.

Da mesma maneira, evite lençóis e fronhas totalmente sintéticos, como os de malha e poliéster, que não absorvem o suor adequadamente e não deixam o corpo respirar.

4. Coloque uma bolsa de gelo no corpo

Outra maneira eficiente de amenizar o calor no quarto é colocando uma bolsa de gelo — dessas que são encontradas com facilidade em drogarias e supermercados — em pontos estratégicos do corpo.

Refrescar áreas como pescoço, braços, axilas, testa e pés ajudam a baixar a temperatura do organismo de maneira geral e possibilitam uma noite de sono mais tranquila.

Ainda não conseguiu se refrescar?

Mesmo seguindo todas essas dicas, está impossível dormir por causa do calor no quarto? Então confira outras medidas que podem facilitar as suas noites de sono no verão:

Tome um banho frio: a água morna ou ligeiramente fria ajudam a regular a temperatura corporal. Fuja dos banhos gelados, que podem ter o efeito inverso e aumentar a temperatura do corpo para combater o frio;

 Use roupas leves: aqui vale a mesma regra da roupa de cama. Evite os tecidos sintéticos e prefira os naturais, como o algodão. Apesar de parecer tentador, evite dormir sem roupa, já que isso dificulta que a umidade entre o corpo e a cama evapore corretamente.

——-

Gostou de conhecer nossas dicas de como amenizar o calor no quarto? Então acesse nosso blog agora mesmo para descobrir outras maneiras de dormir melhor em qualquer estação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.