Como acabar com o sono depois do almoço? Confira aqui algumas dicas!

Como acabar com o sono depois do almoço? Confira aqui algumas dicas!

Basta comer um pouquinho além da conta para você precisar lutar com todas as forças contra aquele sono depois do almoço? Acredite, isso é bem comum. Como o organismo precisa fazer a digestão da comida, o fluxo sanguíneo concentra-se no estômago, deixando o cérebro menos irrigado e provocando a sonolência.

Essa sensação de cansaço constante, no entanto, pode acabar prejudicando a realização das suas tarefas diárias. Fica complicado diminuir sua produtividade durante todo o período da tarde diariamente, não é mesmo? Mas será que há como resolver o problema e manter-se desperto e ativo após o almoço?

Continue a leitura e descubra!

O que fazer para acabar com o sono depois do almoço?

Embora pareça inevitável, é possível combater aquela sensação de sono após comer e, acredite, nem é tão complicado assim. Acompanhe nossas dicas!

1. Diminua as porções de comida

Em geral, a sonolência após o almoço é causada pela dificuldade do organismo em digerir o excesso de comida. Por isso, diminuir as porções nas refeições principais e fazer lanches menores ao longo do dia costuma ser o suficiente para tirar você do estado de letargia e garantir maior disposição.

2. Priorize verduras, legumes e carnes magras

Não é só a quantidade de comida que você coloca no prato que influencia no sono depois do almoço. Priorizar alimentos ricos em carboidratos também contribui para a falta de energia no período da tarde, já que o pico de glicemia provocado por esse tipo de nutriente é sucedido por uma baixa,que provoca indisposição e sonolência.

Por isso, evite os carboidratos refinados, como paẽs, massas e doces. Invista em refeições com mais verduras, legumes e carnes magras se quiser manter-se ativo e desperto.

3. Evite o excesso de gordura

Sabe aquela vontade incontrolável de se jogar em um rede que você sente após comer uma farta feijoada?

Ela surge porque o prato é rico em gordura e, para processá-la, o organismo precisa utilizar uma considerável energia extra, deixando você sonolento e cansado. Por isso, se a ideia é manter-se acordado para aquela reunião importante, melhor deixar a feijoada para o fim de semana e investir em algo mais leve.

4. Beba água

Se você já está se sentido cansado e sonolento após o almoço por ter ingerido uma refeição pesada, manter o nível de hidratação baixo só tende a piorar o quadro, já que um dos principais sintomas da desidratação é a indisposição.

Por isso, não abra mão de beber bastante água. O ideal é ingerir cerca de 40 ml por quilo de peso distribuídos ao longo do dia.

5. Faça uma caminhada

Por fim, se nenhuma das opções anteriores está funcionando e você está prestes a cair de sono sobre a mesa, levante-se e faça uma pequena caminhada pelo escritório.

Caminhar auxilia o organismo a manter-se em estado de alerta e pode ajudar você a manter-se mais disposto para encarar as atividades da segunda metade do dia.

6. Preste atenção à sua rotina de sono

Você faz refeições leves e está constantemente hidratado e, ainda assim, vive com cansaço e sono excessivo durante o dia? É importante ficar atento, então, à sua rotina de sono. Noites mal dormidas com frequência tendem a provocar indisposição e derrubar sua produtividade no dia seguinte.

Cheque as causas do problema. Muitas vezes, ambientes iluminados ou barulhentos demais ou um colchão inadequado podem estar atrapalhando o seu descanso. Corrigi-las pode fazer toda a diferença na sua disposição para enfrentar o dia de trabalho!

Gostou de conhecer nossas dicas de como acabar com o sono depois do almoço? Então aproveite para fazer nosso teste e descubra  qual o seu nível de sonolência durante o dia!

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