Colchão de bebê: como deve ser e qual o melhor

Colchão de bebê: como deve ser e qual o melhor

A escolha de um colchão de bebê é uma daquelas decisões que, mesmo não parecendo, podem gerar impactos para a vida toda.

Isso porque crianças precisam dormir muito mais horas por dia do que adultos, considerando que estão em pleno crescimento e desenvolvimento.

Como aponta um artigo da Sleep Foundation (em inglês), o sono na quantidade adequada é fundamental na infância para desenvolver uma série de habilidades e a capacidade cognitiva.

Dessa forma, o colchão é peça fundamental para assegurar um crescimento saudável e um futuro promissor.

Então, como escolher o colchão certo, considerando a grande variedade de modelos e tamanhos disponíveis no mercado?

Um aspecto a se considerar é que bebês não têm a mesma estrutura óssea de uma pessoa adulta, o que faz toda diferença na hora de decidir.

Para acertar na escolha e garantir noites de sono tranquilas para o seu pequeno, é preciso se informar.

Avance na leitura deste texto e saiba o que você precisa colocar na balança antes da compra!

Colchão de bebê: uma escolha para pais cuidadosos

Segundo o artigo da Sleep Foundation que já mencionamos, o sono na infância é indispensável para que a criança consolide o aprendizado e a memória.

Em contrapartida, a falta dele pode gerar uma série de problemas de saúde, como diabetes, obesidade, ansiedade e depressão, além de distúrbios comportamentais como irritabilidade e déficit de atenção. 

Vale, portanto, enfatizar algo que poderia parecer óbvio, mas nem sempre é visto desta forma: a necessidade de escolher bem o colchão.

Afinal, as crianças têm uma necessidade maior de sono.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos (em inglês), em texto publicado em inglês, um bebê de até 3 meses precisa dormir de 14 a 17 horas por dia.

Considerando a importância de um sono de qualidade e a grande quantidade de horas recomendada, não se pode descuidar de nenhum detalhe.

Como deve ser o colchão do bebê e como escolher

Se o sono dos adultos é afetado por fatores ambientais, o dos bebês é ainda mais, tendo em vista que eles passam a maior parte do tempo dormindo.

Portanto, vale prestar atenção aos mínimos detalhes na montagem do quartinho do bebê, e entender como deve ser o quarto, do ambiente em geral ao colchão e travesseiro, é fundamental.

Cabe destacar novamente o artigo da Sleep Foundation, segundo o qual qualquer alteração na constância do sono, por mínima que seja, gera efeitos adversos.

Em relação ao ambiente, é preciso que o local onde o bebê vai dormir seja sempre silencioso, limpo e, principalmente, confortável para a criança.

Não menos importante, é preciso que ele seja escuro, para já ir acostumando o ciclo circadiano em formação a produzir melatonina na penumbra.

Por sua vez, o colchão merece atenção redobrada, já que é nele que o bebezinho vai passar a maior parte do tempo.

Confira abaixo o que precisa ser considerado no momento da escolha.

Densidade

Assim como existem roupas de tamanhos diferentes para as diferentes idades, tamanhos e gêneros, com o colchão, as necessidades também são individuais.

E quando se trata de bebês, então, todo cuidado é pouco.

Um colchão feito para adultos, por exemplo, não deve ser usado para acomodar um bebê por muitas horas, já que não é projetado para o corpinho infantil.

Nesse aspecto, o critério número 1 a ser considerado é a densidade da espuma que compõe o colchão.

A propósito, ao contrário do que possa parecer, espuma não é tudo igual.

Quando dormimos em um colchão com espuma de densidade acima da recomendada, a sensação é de dormir em uma superfície dura demais.

No sentido oposto, uma densidade mais baixa do que a recomendada não proporciona a firmeza e apoio necessários para preservar as articulações e a coluna.

Se é assim com adultos, quando estamos falando de crianças e, principalmente, bebês, o cuidado e a atenção devem ser redobrados.

Tamanho

Bebês se movimentam enquanto dormem, assim como os adultos.

Por isso, é preciso observar o tamanho certo do colchão, a fim de garantir que esses movimentos não coloquem em risco a segurança em uma indesejada queda, caso o bebê venha a dormir fora do berço.

Por falar em berço, o tamanho certo do colchão garante um ajuste perfeito, de modo que toda a área interna seja aproveitada.

Aliás, a escolha do colchão deve ser sempre acompanhada da escolha do berço, considerando que ambos serão utilizados em conjunto.

Com capa

Está para nascer um bebê que não faz sujeira, não é mesmo?

Por mais que as fraldas segurem bem o xixi e o cocô, sempre existe a possibilidade de vazamentos, seja por problemas no produto ou por um descuido dos adultos ao vestir as crianças, ou ainda simplesmente por ter passado da hora de trocar.

Isso sem contar a chance de o bebê apresentar refluxo.

Calma, isso tudo é bem comum, e é por isso que alguns pais, especialmente os que já não são de primeira viagem, optam por colocar uma capa no colchão do bebê.

É uma maneira de facilitar a limpeza, já que essa capa normalmente pode ser removida para lavagem.

Assim, você garante a higiene do colchão e o máximo conforto e bem-estar para que seu bebê durma bem por horas a fio.

Mas atenção: o uso de uma capa pode impossibilitar o “respiro” do colchão, então, cuidado para não acabar causando outro problema – o ideal é deixar sempre sem a capa quando não estiver em uso.

Proteção antiácaros

Por falar neles, colchões, cobertas e travesseiros acabam se tornando locais propícios para ácaros, fungos e bactérias construírem seu hábitat, pois é onde há maior acúmulo de poeira, suor e restos de pele.

Tenha bastante atenção, já que os ácaros são vetores de doenças respiratórias graves, principalmente na infância.

Para combatê-los, a dica é aspirar semanalmente os colchões, assim como todo o ambiente, arejar diariamente os cômodos da casa, principalmente os quartos, lavar semanalmente as roupas de cama (se for com água quente, melhor), e optar por pisos de madeira ou cerâmica em vez de carpete.

Uma vantagem adicional de alguns colchões é que eles recebem tratamento antiácaro de fábrica, o que dá uma proteção extra e muito mais tranquilidade, pois eles são menos propícios à infestação.

Além disso, considere também o tempo de troca ideal do seu colchão e travesseiro: a recomendação para manter a saúde em dia é que o travesseiro seja trocado anualmente, e o colchão, a cada 5 anos.

A Maxflex tem uma linha completa de travesseiros, inclusive infantis. Escolha o seu!

Qual a densidade de colchão para bebê?

Como vimos, a densidade do colchão deve ser o critério número 1 na hora de escolher o modelo.

No caso dos bebês recém-nascidos e de até 15kg, a densidade indicada é a D18.

Lembre-se que é muito importante respeitá-la, já que um colchão duro demais pode gerar desconforto e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Vale lembrar ainda que, além da densidade D18, pode ser indicada a densidade D20, considerada intermediária para a densidade D23, indicada para crianças de até 50 kg.

De qualquer forma, na dúvida é sempre válido conversar com o pediatra ou, se necessário, com um ortopedista.

Qual o melhor colchão para bebê

Tendo em vista que o sono é tão importante quanto comer, beber e respirar, quanto mais adequado o colchão, mais pleno será o desenvolvimento do bebê.

Vamos, então, relembrar o que não pode faltar em um colchão perfeito:

  • A densidade deve ser sempre D18 ou D20 (na dúvida, converse com o seu médico pediatra)
  • Ter tratamento antiácaros ou, na falta deste, contar com uma capa que possa ser higienizada com frequência
  • Ser do tamanho adequado em relação ao berço
  • Fazer parte de um ambiente propício ao sono, sendo instalado em um quarto silencioso e escuro.

A melhor marca de colchão é Maxflex

Um colchão de bebê com densidade e tamanho certos é um verdadeiro aliado para o desenvolvimento do seu pequeno.

O sono de qualidade é fundamental nessa fase da vida porque dele dependem o crescimento da criança e a consolidação de diversas funções orgânicas, além da memória.

A Maxflex é a sua parceira de sempre para garantir noites de sono mais tranquilas e serenas para toda a sua família.Conheça nossa linha de produtos e aproveite toda a nossa qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.