A insônia é um dos distúrbios do sono que mais acometem a população mundial. Para se ter uma ideia, em torno de 35% das pessoas sofrem com esse mal. A insônia se caracteriza pela dificuldade em pegar no sono, assim como a tendência a despertar ao longo da noite. Esse período mal dormido gera diversas consequências para a saúde do corpo e da mente. Assim, torna-se fundamental buscar algum tratamento para que ela não se torne crônica e, assim, prejudique na qualidade e na disposição ao longo do dia. Abaixo, destacamos as causas da insônia, bem como seus sintomas e alternativas para superar o problema. Acompanhe!
Causas da insônia
A insônia possui diversas causas, desde fatores ambientais a hábitos e problemas neurológicos. A combinação desses fatores pode fazer a pessoa ter dificuldade para dormir em dias específicos ou então perdurar por vários meses. As principais causas de insônia são:
- Ambientes muito claros ou barulhentos;
- Depressão, ansiedade e estresse;
- Alterações hormonais;
- Longa jornada de trabalho;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Apneia do sono;
- Situações traumáticas;
- Consumo de cafeína, nicotina ou álcool;
- Colchão ou travesseiro desconfortável.
Quais são os principais sintomas da insônia?
Para saber se você realmente tem insônia, fique atento a sintomas como dificuldade em pegar no sono, em permanecer dormindo ou despertar muito cedo. Além disso, a sensação de que não descansou e relaxou o suficiente quando acorda é outro grande indício de que você possui este distúrbio do sono. As consequências da insônia, porém, vão além da sonolência. Como dormir é fundamental para repor as energias e recompor o organismo como um todo, uma noite mal dormida pode acarretar em diversos prejuízos e afetar na qualidade de vida. Quando ela persiste por períodos maiores, inclusive, pode levar a enfermidades a longo prazo, como diabetes e hipertensão. Os principais efeitos da insônia a curto prazo são:
- Cansaço e sonolência ao longo do dia;
- Dificuldade de concentração e atenção;
- Comprometimento no equilíbrio e memória;
- Estresse e irritabilidade;
- Enxaqueca ou dores musculares;
- Redução da produtividade;
- Diminuição da libido;
- Aumento no peso;
- Problemas de pele.
Como tratar a insônia
O tratamento da insônia varia conforme a sua intensidade, ou seja, se ela é passageira ou persistente, e as suas causas. Quando ela ocorre de forma aleatória, é importante corrigir os fatores ou comportamentos que prejudicam na qualidade do sono. Assim, as sugestões de como tratar a insônia são:
- Melhorar as condições ambientais de som e luz;
- Cuidados em relação à superfície na qual você dorme;
- Dosar os excessos de trabalho ou estudo;
- Evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes;
- Buscar por ajuda médica.
Já em casos de insônia aguda ou crônica, nos quais as mudanças de hábitos podem não ser suficientes, o médico pode indicar o uso de medicamentos que auxiliam você a pegar no sono. Nas causas da insônia relacionadas a distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, deve-se realizar o diagnóstico mais preciso das doenças e, assim, seguir a terapia mais adequada. — Agora que você já sabe os sintomas e as causas da insônia, fique atento às alterações na qualidade do seu sono e, se necessário, busque auxílio profissional. Quer ficar por dentro de tudo para melhorar o seu sono? Leia mais artigos no nosso blog!