Cafeína tira o sono ou ajuda a dormir?

Cafeína tira o sono ou ajuda a dormir?

A cafeína tira o sono ou ajuda a dormir? Essa é a dúvida de milhares de pessoas que precisam ter em mente os efeitos desse estimulante para saberem o que é realmente verdade. 

Apesar disso, sabemos que ao dormir, precisamos tomar algumas precauções para garantir que nosso sono seja de qualidade para proporcionarmos um dia seguinte bom. 

Com isso, procuramos por maneiras de relaxar o corpo e cansá-lo para dormir mais rapidamente e de forma saudável. 

Porém, o que muitos não sabem é que o café já foi associado ao relaxamento do corpo e é recomendado ser consumido com moderação devido aos seus efeitos benéficos ao organismo. 

Em contradição, o café também pode estimular o organismo e diminuir o sono. Portanto, entenda como o café atua no organismo e saiba sua relação com o sono. 

Como o café afeta nosso sono? A cafeína realmente tira o sono?

A cafeína é uma substância que quando a consumimos, ela atravessa a barreira da massa cerebral, ou seja, ela vai rapidamente para o cérebro. 

No cérebro, ela compete diretamente com a ação da adenosina – um regulador do ciclo de vigília-sono. 

O acúmulo de adenosina pode ser a causa da sonolência diurna.  

Assim, quando isso acontece, a cafeína substitui esse neurotransmissor, causando, então, um efeito estimulante que pode ser benéfico em doses baixas ou razoáveis ao organismo. 

Como a cafeína afeta nosso relógio biológico?

De fato, a cafeína não afeta diretamente o relógio biológico – que é o que nos faz ficar acordados durante o dia e dormir à noite – mas, o que ela faz é manter nosso estado de alerta durante o dia. Assim, isso pode alterar o relógio biológico. 

Portanto, a questão de ingerir café e ficar ou não acordado é uma questão bastante complexa, devido aos benefícios desse estimulante ao organismo – entenda melhor a respeito dos seus efeitos. 

Os efeitos da cafeína 

O café, com relação ao sono, é um elemento que não deve ser proibido, mas é recomendado beber com moderação. 

Apesar disso, cada organismo irá responder à cafeína de uma maneira. Algumas pessoas conseguem eliminá-la rapidamente, sem causar insônia, mas outras pessoas podem sofrer com o efeito estimulante da cafeína antes de dormir.  

De qualquer forma, o café tem múltiplos efeitos benéficos para a saúde. Sendo assim, ingeri-lo com moderação é o mais aconselhável para garantir esses benefícios.  

É saudável beber café para reduzir o sono durante à tarde? 

Algumas pessoas usam o café como estimulante, principalmente se tiverem que trabalhar, estudar ou dirigir à noite. 

Portanto, em certas ocasiões o uso do café para se manter acordado é justificado, especialmente se tivermos que realizar alguma tarefa que exija que estejamos acordados. 

Mas lembre-se, seus efeitos são rápidos no organismo e podem durar pouco tempo e conseguir de forma exagerada para se manter acordado não é benéfico para a saúde. 

A importância de dormir bem e os efeitos do café 

Sabemos que dormir é uma necessidade para o corpo. Estudos recentes descobriram que essa necessidade aparece no cérebro cerca de oito horas depois que acordamos. 

Ou seja, se acordarmos às oito da manhã, chegaremos às quatro da tarde com uma necessidade de tirar um cochilo. 

Assim, diversas pessoas usam o café para estimular o organismo e reduzir a sonolência. Porém, o mais aconselhável é tirar apenas 20 ou 30 minutos de um cochilo, assim, seu corpo conseguirá dormir tranquilamente durante a noite. 

Com isso, se você ainda sente dificuldades para dormir, mesmo que tenha reduzido o café, pode ser que seu problema não esteja neste caso, mas sim em seu colchão. 

Por isso, é fundamental ficar atento a validade e ao conforto do seu colchão para que ele possa ser trocado para melhorar a qualidade do seu sono. Então, experimente os colchões sofisticados da loja MaxFlex!

Portanto, ao saber sobre a questão que a cafeína tira o sono, reduza a dose dessa bebida e preze sempre por uma boa noite de sono.

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