As fases do sono

As fases do sono

Em nossas matérias, temos falado muito em qualidade de sono e como dormir bem é imprescindível para uma vida saudável. Mas você sabe como funciona o ciclo do sono? Normalmente, passamos por 4 a 6  ciclos de sono por noite e cada ciclo completo dura, em torno, de 90 a 110 minutos.

Um ciclo é formado por cinco estágios de sono. As etapas de 1 a 4, que contemplam 75% do período de sono, representam o sono chamado NREM, do inglês Non-rapid Eye Movement ou movimento não rápido dos olhos. A última etapa refere-se ao REM, Rapid Eye Movement  ou movimento rápido dos olhos. 

E o que acontece em cada etapa?

1.ª fase – Entramos em um sono leve, de vigília, do qual podemos despertar rapidamente. Nesta etapa, nossos olhos movem-se devagar e a atividade muscular diminui. A melatonina, hormônio da sonolência, é liberada nesta fase.

2.ª fase – Os olhos param de se movimentar, as ondas cerebrais ficam mais lentas, a temperatura do corpo vai diminuindo, os batimentos cardíacos também ficam mais lentos. Estamos caminhando para um sono profundo. 

3.ª fase – Nesta etapa, as ondas cerebrais ficam extremamente lentas, o coração bate ainda mais devagar e a respiração fica muito fraca. Nosso corpo trabalha lentamente e entramos em sono profundo. 

4.ª fase – O sono é ainda mais profundo, com duração de aproximadamente 40 minutos. As pessoas despertadas nesta fase, sentem-se desorientadas por alguns minutos. 

REM – Neste período, as ondas cerebrais aumentam para níveis como os da etapa de vigília, a frequência cardíaca aumenta, a respiração torna-se mais rápida, os músculos dos membros estão paralisados e os olhos, mesmo fechados, movimentam-se rapidamente de um lado a outro devido à atividade cerebral. Esta é a etapa em que os sonhos ocorrem. As etapas 3 e 4 – de sono profundo – são importantes, pois o hormônio do crescimento é liberado, restaurando corpo e músculos e preparando-os para o novo dia. 

O sistema imunológico também é restaurado e o cérebro sofre uma espécie de atualização para poder absorver o que foi aprendido no dia seguinte. Os primeiros ciclos de sono por noite têm REMs relativamente curtos e longos períodos de sono profundo, depois isso se inverte e os períodos de REMs prolongam-se e o tempo de sono profundo diminui. Portanto, cada vez que acordamos durante a noite, interrompemos alguma das fases do sono e voltamos para o início, desregulando o ciclo e atrapalhando alguns processos que se dariam nos últimos estágios. 

Para que isso não ocorra, devemos ter hábitos que construam uma rotina de sono saudável, como dormir no mesmo horário, saber o que comer e beber antes de deitar, deixar o estresse diário fora do quarto, desligar os eletrônicos e relaxar. 

Boas noites de sono em uma superfície de repouso confortável também contribuem com o ciclo de sono, tão importante para nossa saúde. Por isso, a Maxflex, líder em produção e comercialização de colchões e sistemas de dormir, trabalha incessantemente desenvolvendo produtos que ofereçam conforto e qualidade para suas noites de sono. Vá até uma de nossas lojas e escolha um Maxflex para colaborar com a qualidade do seu sono.

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