Apneia do Sono tem Cura? Saiba como lidar com o problema

Apneia do Sono tem Cura? Saiba como lidar com o problema

Um em cada três brasileiros sofre com a apneia do sono e, mesmo sendo um problema que atinge milhões de pessoas no Brasil, suas causas e tratamentos ainda são pouco conhecidos.

Neste artigo você irá descobrir se a apneia do sono tem cura, bem como irá aprender a lidar com este problema que impacta diretamente no dia-a-dia das pessoas.

Apneia do sono tem cura?

A apneia pode não atrapalhar diretamente o número de horas que você consegue repousar durante a noite, porém, ela tem seus reflexos principalmente no trabalho e nos estudos.

Pessoas que sofrem com apneia do sono costumam ter mais dificuldade para se concentrar no trabalho ou na faculdade e, por isso, acabam tendo um desempenho menor do que o esperado.

E, infelizmente, ela não tem cura, mas pode ser controlada.

Se você sofre com apneia do sono já sabe os malefícios que essa doença traz para o seu dia-a-dia…

Mas, apesar de ela não ter cura – ou seja, você sempre terá esse problema – é possível controlar o problema e minimizar ao máximos todos os sintomas, bem como os efeitos que ela causa na sua vida.

Abaixo você irá conferir algumas dicas de especialistas em sono que podem lhe ajudar a tratar sua apneia do sono e melhorar o seu bem-estar.

Tratamento para apneia do sono: Tenha uma vida mais saudável

Quando o corpo não está bem, nada funciona direito e com o sono é a mesma coisa.

Apesar da apneia ser um problema físico que irá lhe acompanhar para sempre, quando você descuida da saúde os sintomas dela acabam ficando mais fortes e tendo impacto na sua vida.

Por isso, levar uma vida mais saudável é o primeiro passo para controlar este problema e recuperar a produtividade e relaxamento que ele lhe roubou nos últimos anos.

Portanto, é fundamental que – se você sofre com a apneia – tenha alguns cuidados específicos, como por exemplo:

  • Evitar álcool e sedativos 2h antes de dormir;
  • Perder peso, se você está acima do seu peso ideal;
  • Fazer exercícios físicos regularmente, se possível, todos os dias durante no mínimo 15 minutos;
  • Parar de fumar imediatamente.

São cuidados básicos de saúde que, na verdade, qualquer pessoa deveria tomar. Porém, quem sofre de apneia do sono precisa fazer se quiser recuperar suas noites bem dormidas.

Leia também: Remédio para dormir | Você realmente precisa de um?

Tratamento para apneia do sono: Reposição Hormonal

Um dos fatores que agravam a apneia do sono é a queda hormonal que as mulheres sofrem quando entram na menopausa.

Por isso, se você nunca sofreu com este problema, mas agora que chegou à menopausa começou a passar por ele, pode ser devido a queda de hormônios que seu corpo está enfrentando.

Uma maneira de tratar a apneia do sono, neste caso específico, é fazendo uma reposição hormonal.

Para isso, consulte seu médico e solicite que ele lhe receite algumas drogas e vitaminas que irão lhe ajudar a passar por esta fase um pouco complicada.

Vale lembrar que se você é mulher, mas não está menopausa, fazer um tratamento de reposição hormonal somente para combater a apneia não resolve o problema…

Pelo contrário, pode acabar causando uma série de desequilíbrios que, além de agravar a apneia, ainda geram outros problemas de saúde bastante sérios.

Tratamento para apneia do sono: Desobstrução Nasal

Outro fator que agrava – e muito – a apneia do sono é a renite.

Se você sofre desse mal, muito provavelmente, também sofre de apneia do sono. Ou seja, dois motivos para dormir mal durante a noite.

A boa notícia é que existem diversos tratamentos que combatem a obstrução nasal, então basta consultar o seu médico para descobrir qual deles é o mais indicado para você.

Apesar deste tratamento não curar nem a renite e muito menos a apneia do sono, ele é capaz de aliviar o sintoma de ambos e lhe garantir boas noites de repouso, além de um ânimo revigorado para o dia seguinte.

Mais uma vez, vale lembrar que estes tratamento servem somente para aquelas pessoas que sofrem de renite.

Ou seja, se você tem apneia do sono, mas não “coleciona” também um quadro de renite o tratamento fará pouca ou nenhuma diferença para você.

Mas, abaixo nós preparamos mais algumas dicas que servem para auxiliar qualquer pessoa com apneia do sono, confira…

Leia também: Quais as consequências de uma noite mal dormida?

Tratamento para apneia do sono: Cuidados na hora de dormir

Existem duas coisas que você pode fazer, ou começar a fazer, ainda hoje e que irão ajudar muito a aliviar os sintomas de apneia do sono.

A primeira delas é começar a dormir de barriga pra baixo.

Quando você dorme com a barriga para cima fica mais difícil respirar e, por isso, os sintomas tradicionais da apneia ganham força e começam a incomodar tanto você quanto quem dorme ao seu lado.

Outra coisa que você pode começar a fazer hoje mesmo é trocar o seu colchão…

Sim, um colchão de qualidade, com a densidade perfeita e pensado para proporcionar uma boa noite de sono faz toda a diferença.

Por isso, considere se substituir o seu colchão velho por um novo que tenha todos os benefícios necessários para melhorar as suas noites de sono.

Conclusão

Como vimos, a apneia do sono não tem cura, mas tem tratamento e se você tomar os devidos cuidados com a sua saúde e com o modo como você dorme é possível driblar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Pode ter certeza de que, fazendo isso, além de ganhar mais ânimo e concentração você ainda proporcionará noites muito mais agradáveis para quem dorme ao seu lado ou próximo de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.