Ansiedade antes de dormir: estresse afeta o sono?

Ansiedade antes de dormir: estresse afeta o sono?

Muitas pessoas lutam para dormir melhor todos os dias, mas a ansiedade antes de dormir pode afetar o sono drasticamente e prejudicar a qualidade de vida de muitos. 

Normalmente, a ansiedade antes de dormir também pode ser influenciada pelo estresse do dia a dia ou por algum evento que está próximo, que torna a pessoa ansiosa para chegar o grande dia. 

Assim, com isso afetando o sono, é fundamental que as pessoas que sofrem desse problema procurem soluções para melhorar a qualidade do sono. 

Além disso, encontrar essas soluções e aplicá-las não é tão difícil assim. Portanto, saiba como a ansiedade pode afetar sua vida, surgindo novos problemas e entenda como melhorar seu sono.  

Como controlar a ansiedade antes de dormir?

A primeira coisa que vale a pena notar é que emoção e ansiedade são estados temporários do ser humano. 

De modo geral, qualquer resposta corporal à excitação deve se estabilizar em 20 minutos, assim como os ataques de pânico e de ansiedade, que atuam de forma semelhante e logo vão passar. 

 O problema, no entanto, reside quando esses estados temporários estão associados à tentativa de dormir. 

Além disso, à medida que a ansiedade ou excitação diminui, as pessoas as substituem pelo estresse causado pela falta de sono, iniciando o mesmo processo novamente, fazendo o indivíduo ficar sem sono.  

Portanto, para combater isso, considere alterar sua maneira de ir dormir por meio das seguintes etapas:

  • Mantenha-se ativo durante todo o dia, por meio de exercícios físicos, trabalho, estudos e etc e evite cafeína após as 14h.
  • Evite as telas do seu telefone celular e da televisão por pelo menos uma hora antes de dormir.
  • Garanta que as condições do seu quarto sejam adequadas para promover um bom sono, como quarto escuro, silencioso e na temperatura ambiente, sem estar muito quente ou muito frio. 
  • Quando estiver na cama, concentre-se na respiração – isso ajudará a diminuir a frequência cardíaca e enviará sinais ao corpo de que é hora de dormir.

Infelizmente, recuperar-se da ansiedade é um pouco mais difícil, mas seguindo as dicas acima você conseguirá controlar a ansiedade e melhorar seu sono. 

  • Além de tudo, o que também ajuda a melhorar o sono é desenvolver hábitos de rotina saudáveis, como uma dieta alimentar, exercícios regulares, quarto organizado, reduzir a ingestão de cafeína e alto teor de açúcar. 

Portanto, levar um estilo de vida saudável ajudará você a controlar a ansiedade e dormir bem, mesmo nas noites anteriores a um grande evento que você esteja aguardando. 

Passos para dormir melhor

Além das dicas acima, ter em mente alguns passos para serem realizados antes de dormir é fundamental, conheça-os: 

  • Procure não discutir ou lidar com situações estressantes, ou indutores de ansiedade antes de dormir. 
  • Defina um horário para você dormir: mantenha uma rotina regular de sono. Vá para a cama e levante-se no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana. Assim, você conseguirá regulá-lo.  
  • Evite cochilos durante o período da tarde, eles podem interferir no sono da noite. 
  • Evite refeições noturnas e o consumo de bebidas alcoólicas.  
  • Limitar o uso de nicotina e cafeína: esses estimulantes podem dificultar a dormir, principalmente se consumidos no final do dia.
  • Por fim, uma dica essencial que muitas pessoas não dão atenção é verificar se seu colchão está adequado para dormir, pois muitas vezes, colchão velho pode causar noites mal dormidas. 

Portanto, se você tem ansiedade antes de dormir, que são causadas pelo seu colchão antigo, talvez seja a hora de trocá-lo! Tente experimentar os colchões MaxFlex, cheios de conforto, resistência e sofisticação para um sono saudável.

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