Afinal, existe um colchão ideal para cada pessoa?

Afinal, existe um colchão ideal para cada pessoa?

Antes de mais nada, precisamos considerar que quando falamos de colchão, estamos nos referindo ao equipamento que utilizamos para realizar a atividade diária de dormir. Até há pouco tempo, por desconhecermos completamente as principais funções do sono, acreditávamos que simplesmente “desligávamos” à noite e voltávamos a “ligar” pela manhã. 

Mas, hoje, já sabemos que dormimos por 3 principais motivos: 

  • Consolidar a memória 
  • Economizar energia  
  • Fazer a manutenção do corpo 

Considerando que, durante o sono, ocorre a manutenção de todos os nossos órgãos e sistemas, para estarmos bem e sermos produtivos e felizes durante o dia, escolher o equipamento que será o ator principal dessa cena – e não mero coadjuvante, como muitos acham – é algo que requer comprometimento e responsabilidade. 

Antigamente, a preocupação era, basicamente, escolher um colchão que suportasse o nosso peso. Na realidade, este é um requisito básico, mas não suficiente, justamente porque, agora, sabemos que não “apagamos” durante à noite, mas que, em alguns momentos, nosso cérebro está tão ou até mais ativo do que durante o dia. 

Assim, viemos ao mundo munidos de um mecanismo chamado arquitetura do sono. Tudo que precisamos fazer é contribuir com este sábio mecanismo, para que tenhamos saúde e energia para vivermos com a tão almejada qualidade de vida. 

Mas afinal, existe o colhão ideal para cada um? 

Sim, existe! 

Assim como você busca e testa o equipamento ideal para jogar golfe, tênis ou futebol, porque quer alcançar ótima performance nestas atividades, deve também pesquisar, buscar e testar qual o melhor equipamento para realizar a atividade diária de dormir. 

O que o equipamento ideal para o sono deve oferecer? 

Este equipamento deve apresentar conforto e suporte dinâmicos, para garantir alívio de pressão e, simultaneamente, correto posicionamento da coluna vertebral, em qualquer que seja a posição que você escolha dormir. Simples, né? Mais ou menos, porque somente colchões construídos com materiais nobres, de alta resiliência, alta tecnologia e técnicas de manufatura que concordam com a dinâmica do sono podem oferecer estes preciosos requisitos.  

Enquanto dormimos, passamos de uma fase de sono mais leve para a de um sono mais profundo 4 a 5 vezes, em ciclos de aproximadamente 90 minutos. Durante esta dinâmica, é essencial que a superfície sobre a qual repousamos acompanhe os micros movimentos naturais de uma noite de sono de forma dinâmica, sem resistir a eles. Se a superfície resistir a esta dinâmica natural do sono, você se sentirá incomodado e se movimentará em busca de uma posição mais confortável, interrompendo, assim, o ciclo natural do sono e voltando para a fase de sono leve, ao invés de alcançar o sono restaurador, responsável por nos fazer acordar prontos e dispostos para um novo dia. 

Então, quer descobrir se o colchão que está comprando é ideal para você? 

Se a marca escolhida for aprovada nos 7 requisitos a seguir, você tem 100% chance de acertar, até porque o item 7 elimina todo e qualquer risco que você possa correr. 

  1. Avalie a missão do fabricante. Verifique se ele tem uma proposta clara de contribuir com o sono de seus clientes. 
  2. Verifique os valores que norteiam as atividades desta marca, especialmente em relação ao compromisso com o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente e às boas práticas trabalhistas e anticorrupção. 
  3. A marca escolhida possui um sistema de gestão de qualidade certificado, reconhecido internacionalmente? 
  4. A marca escolhida possui unidade fabril e lojas físicas no Brasil, para que seus clientes tenham certeza da prestação de todos os serviços oferecidos e do cumprimento das obrigações assumidas?  
  5. A marca escolhida detém os processos de desenvolvimento, produção e comercialização do colchão, com o controle total de todas as fases necessárias para a garantia efetiva de fornecimento de um produto de qualidade? 
  6. A marca escolhida é reconhecida pelo mercado como especializada em produzir as melhores superfícies para repouso? Como a troca de colchão, no Brasil, acontece a cada 9 anos, em média, uma marca consolidada deve ter, no mínimo, 15 anos de atuação, permitindo a recompra e fidelização de seus clientes. 
  7. A marca escolhida oferece a oportunidade de você testar seu novo colchão por 100 noites, para que você tenha tempo suficiente para perceber os benefícios da nova superfície? 

Poxa, mas eu queria a indicação de um tipo ou modelo de colchão específico e o texto só falou da marca?! 

Assim como pelo fruto conhecemos a árvore, uma boa árvore só pode dar bons frutos!!! 

Agora que você já compreendeu que o seu colchão deve ser o ator principal do episódio que ocorre todas as noites, durante 1/3 da sua vida, e responsável por assegurar que os outros 2/3 sejam produtivos e felizes, priorize e assuma esta escolha! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.